A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por: markamaral01 • 26/9/2019 • Trabalho acadêmico • 848 Palavras (4 Páginas) • 218 Visualizações
A educação é feita de paradigmas, ou seja, modos de conceber e compreender a realidade. Atualmente, o mais novo paradigma educacional é a inclusão planejada pelas políticas públicas sociais e educacionais, que defende a escola regular como espaço educacional de todos os alunos. A ideia nasceu para se contrapor ao paradigma da exclusão escolar, em que alguns alunos eram segregados da escola regular por apresentarem características diferentes das esperadas pela instituição escolar. Nesta perspectiva, a escola regular deve estar apta para receber todos os alunos, independente das características que possam apresentar. Ela é o espaço educacional que deve ser usufruído por todos.
Os alunos não devem mais ficar de “fora da escola” e mais do que isso, não devem mais ser segregados em espaços escolares diferenciados ou mesmo excluídos dentro da classe comum. O que contrapõe é o despreparo dos docentes para lhe darem com tais situações, que atuam nas salas onde se encontram alunos que necessitam de educação especial, bem como a diversidade socioeconômica e racial. Neste sentido, este trabalho, tem por objetivo identificar como ocorre a interação social entre professores da classe comum e os alunos com necessidades educacionais especiais e como ocorre a participação dos alunos nas atividades de escolarização. A educação inclusiva tem de atender esses educandos com qualidade, mas tem que dar condições e especializações aos profissionais, para que os objetivos e o desenvolvimento aconteçam, o que nem sempre acontece, infelizmente.
Tendo em vista maior aprofundamento sobre isso entrevistei um professor que trabalha com um aluno Surdo, o Professor se chama Thiago Porto e leciona em uma escola de ensino fundamental. Segue a entrevista.
Professor, qual sua formação ?
Sou Formado em letras pela faculdade UNINOVE, leciono aulas de português e inglês.
Quais as características e necessidades específicas que o aluno incluído na turma apresenta?
O aluno apresenta surdez, então tenho que trabalhar voltado a outros sentidos.
Como realiza as adaptações necessárias no planejamento da aula?
No caso dele tento buscar trabalhar mais com textos e faço explicações específicas a ele em anotações e tento conversar em Libras. Mas as vezes a comunicação é difícil.
Quais recursos adaptados estão disponíveis e quais adaptações no currículo são realizadas para adequar sua prática pedagógica às necessidades específicas do aluno incluído?
Bem, o que tenho basicamente de recurso são textos e impressões onde insiro explicações específicas a ele para que assim ocorra um maior entendimento. E sempre que possível reservo um tempo para tirar suas dúvidas. Geralmente 2 vezes na semana. Onde nesse tempo tento aprender mais sobre LIBRAS com ele para que assim possamos estreitar nossa relação e também ter uma melhoria na comunicação pois por mais que tenha estudado LIBRAS na faculdade. Ainda me falta muito para ser fluente e se fosse eu poderia ser um melhor professor para ele.
As atividades desenvolvidas mobilizam os saberes,
...