A EDUCAÇÃO INFANTIL BASE PARA VIDA
Por: Hevanessa • 20/4/2020 • Trabalho acadêmico • 2.642 Palavras (11 Páginas) • 215 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MISSAO, VISÃO E VALORES: EDUCAÇÃO INFANTIL - BASE PARA A VIDA. 4
2.1 – MISSÃO 5
2.2 – VISÃO 6
2.3 – VALORES 6
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Buscando novos conceitos e realidades para construirmos nosso caminho profissional e ampliando o conhecimento, desenvolvendo as habilidades necessárias para a formação de ambientes de trabalho saudáveis, que tenham uma harmonia entre todos os profissionais e que alcancem os objetivos traçados por determinada gestão, nosso grupo optou que tais observações fossem realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil “Prudente de Moraes”.
É preciso que nossas escolas ensinem valores humanos, como cortesia, compaixão, generosidade, doçura, lealdade, respeito, etc. A ausência desses valores acarreta indisciplina e falta de educação. La Taille (1998) afirma que “(...) Se as escolas não têm educação moral e ética no seu currículo diário, ela - a escola - não deve reclamar da indisciplina de seus alunos (...)”
Os profissionais de Educação Infantil devem se preocupar com a formação integral de seus alunos, não somente com o desenvolvimento cognitivo e intelectual, pois é na faixa etária que vai dos 3 aos 6 anos que as crianças começam a construir sua identidade. Então é fundamental a abordagem de assuntos relacionados aos valores humanos, para a construção de indivíduos mais “humanos” e, consequentemente, uma sociedade mais justa.
MISSAO, VISÃO E VALORES: EDUCAÇÃO INFANTIL - BASE PARA A VIDA.
Conforme as observações realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil “Prudente de Moraes”, podemos afirmar que dentro dos parâmetros escolhidos pela gestão escolar coloca-se como prioridade atender com precisão os fins da educação expressos na legislação federal, estadual e municipal, fundamentada no "pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho" que conjectura a oferta de meios facilitadores para o "desenvolvimento físico, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade", capacitando-o para atuar no presente e no futuro.
A Escola Municipal de Educação Infantil “Prudente de Moraes” está localizada na Avenida Francisco Ernesto Fávero, nº. 483, no Bairro Rancho Grande, Itu/SP, CEP 13.309-290, telefone 4025-5550, Código CIE 81361, CGC: 02.411.784/0001-76.
Instituição de ensino de Educação Infantil, considerada a primeira etapa da Educação Básica segundo a Lei de Diretrizes e Bases, nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996 e atende alunos da faixa etária de quatro a cinco anos de idade, funcionando em período matutino (7h30 às 11h30) e vespertino (13h00 às 17h00). Todas as segundas e terças-feiras permanece aberta das 17h15 às 19h15, em função do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo, realizado com os gestores e professores da instituição.
É a maior escola de educação Infantil da rede municipal de Itu, atendendo atualmente 352 alunos, sendo 167 no período da manhã (nove salas de aula) e 185 no período da tarde (dez salas de aula). Possui uma diretora, uma vice-diretora, uma professora coordenadora pedagógica, uma assistente administrativa, duas serventes, um inspetor de alunos, duas auxiliares de serviços, vinte professores, sendo que dois exercem a carga suplementar na própria unidade, dois são professores adjuntos. A educação deve, assim, favorecer uma participação responsável nas decisões de melhoria da qualidade de vida no meio natural, social, cultural e espiritual.
Adotado recentemente em nossa cidade o Sistema Anglo de Ensino nas escolas públicas, estão sendo ministrados ao corpo docente capacitações para que os conteúdos sugeridos, possam ser aplicados da melhor forma, incluindo sugestões, onde sejam utilizados de forma rica e façam parte do processo de construção dos conhecimentos e nos conteúdos propostos, organizados em determinado tempo e espaço que podem ser flexíveis, e desenvolvidos numa intercomplementaridade de suas relações em sala de aula, relação de uma turma de alunos e uma equipe de professores em linhas temáticas e conceituais integradas e em eixos de convergências e recorrência, redefinidos em cada uma das séries, cada qual com sua idade e funções interligadas na dinâmica do currículo escolar.
O homem é o ser criado a imagem do seu Criador (Gn. 1, 1-ss.), não é um produto do acaso. Portanto, independentemente das suas características, nível sócio-econômico-cultural, ele é digno de respeito. Na participação específica em sala de aula, a interação é promovida pelo profissional da educação favorecendo uma aprendizagem significativa, não distante do aluno. Uma aprendizagem na qual o aprendiz participa do seu próprio processo de construção de conhecimentos à medida que interage com o objeto de construção em seu meio social.
– mISSÃO
Prima -se pela educação de qualidade considerando os aspectos individuais de cada aluno e seu ritmo de aprendizagem. Para tanto, utilizaremos diversas estratégias com aulas atrativas e dinâmicas em um ambiente saudável e propício à aprendizagem, objetivando assim, a aquisição do conhecimento através da participação ativa do aluno. Estimulam ainda o desenvolvimento da autonomia, a parceria família-escola e o convívio com a diversidade, favorecendo a formação de cidadãos aptos à realidade social. A missão educativa, caminho este que pode e deve ser repensado, refletido e reelaborado tendo sempre em vista a qualidade de suas ações. Portanto, a escola tem uma diversidade muito grande entre pais, alunos e funcionários e a sua grande missão é alcançar o bem comum, respeitando as diferenças, o ser humano, o profissional e acima de tudo a criança, que é o objetivo principal do trabalho pedagógico e administrativo desenvolvido na escola.
...