A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Por: Hermilucia10 • 14/10/2019 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 153 Visualizações
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Até mesmo nas civilizações tidas como culturas avançadas, a vida cotidiana requer mais do que o conhecimento dos conteúdos apresentados formalmente nas disciplinas escolares. Existe muito mais a aprender e desde muito cedo: a língua materna, tarefas domésticas, normas de comportamento, cultucar caçar, canta e dançar- sobreviver, enfim.
E, para tanto, sempre existir, também desde muito cedo uma educação informal, a escolada vida de milênios de existência. Há muitos alfabetizados, bons, maus ou reguláveis. Que leem, escrevem, mais não sabem fazer leitura crítica do mundo, leem mecanicamente, não compreendem o pleno sentido e o significado do decifram.
A educação não formal e uma área que o senso comum e a mídia não divulgam, pois, não tratar como educação porque não são um processo escolarizáveis. Essa forma de educação vem se consolidando desde as últimas décadas do século XX, sofrendo mudança ao longo dos anos.
O processo político pedagógico de aprendizagem e produção dos saberes da educação não formal possui várias dimensões como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos como cidadãos, aprendizagem para a cidadania, aprendizagem dos indivíduos para atuarem no mundo do trabalho por meio de aprendizagem e habilidades, desenvolvimento e potencialidade em oficinas e laboratório. Na educação não formal e praticada pelo nosso cotidiano, o que vivemos e vemos em nosso dia-a-dia, é estudando fora do âmbitos escolares longe da formalidade acadêmica, porém gerada pela participação em associações, movimentos, fóruns, conselhos e em câmeras de gestão, de forma que este cidadãos possam entender uma leitura do que há ao seu redor gerada pelo acesso a recursos como museus, bibliotecas, shows, palestras, ongs centros filantrópicos, conhecimentos de pais para filhos...
Todos os casos citados são processo de aprendizagem. essa vivencias de educação não formal não serve apenas para complementar a escolarização, mas também para desperta motivações e interesse pelos valores da vida, e que contribuam para promover a inserção dos mesmos para a educação formal, lembrado que tais experiencias são ricas. Contudo é importante ressaltar que a educação não formal não deve ser vista como hipótese alguma como algum tipo de proposta ou alternativa a educação formal, escolar. Mais sim pelo que ela é um espaço concreto de formações e aprendizagem para vida em coletivo e cidadania.
...