A EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ANO LETIVO DE 2020
Por: Nandak76 • 22/3/2021 • Artigo • 2.805 Palavras (12 Páginas) • 200 Visualizações
F – A EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ANO LETIVO DE 2020
A proposta deste programa de Educação Física Adaptada é de dar atenção às necessidades terapêuticas e de apoio das pessoas com necessidades especiais.
Este programa enfatiza o trabalho prático, nos esportes, jogos e exercícios terapêuticos, para indicar que, dentre todo esse trabalho de exercícios, o aluno pode também se divertir e até melhorar muito o seu estado psicológico.
Este programa enfatiza o fato de que a participação nos movimentos corporais ativos é educativa e não simplesmente uma diversão. A diversão, a brincadeira e a competição são importantes, mas tratar cada indivíduo de uma maneira diferente e o essencial, quando se faz um programa que tenha efeitos duradouros sobre corpo e mente.
OBJETIVOS A SEREM TRABALHADOS NA
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
1) CONDUTAS MOTORAS DE BASE
- Coordenação dinâmica geral
São exercícios que exigem um recíproco ajuste das partes do corpo e na maioria dos casos implicam locomoção.
Exemplos: saltar obstáculos, deslocamentos em equilíbrio, exploração de objetos, etc.
- Equilíbrio – base para toda coordenação motora (estático, dinâmico ou recuperado)
- Postura (sentar, ficar em pé, deitar).
- Controle e aplicação de força (chutar, arremessar, manipular objetos).
2) CONDUTAS PERCEPTIVAS MOTORAS
- Coordenação viso-motora (pode ser manual ou pedal, e tem como finalidade o domínio no campo visual, associados a coordenação fina das mãos e pés).
- Organização espacial
É a tomada de consciência da situação de seu próprio corpo em um meio ambiente, isto é, do lugar e da orientação que pode ter em relação às pessoas e as coisas. É a tomada de consciência das coisas e de si.
- Organização temporal
É a capacidade de situar-se em função:
- Dos acontecimentos antes, após e durante;
- Da duração de intervalos;
- Movimentar-se em cadências variadas;
- Associar gestos a estrutura rítmica.
- Organização espaço-temporal
A orientação espacial e orientação temporal estão intimamente relacionadas e recebem a denominação de estruturação espaço-temporal ou denominação espaço temporal. Quer dizer que se o aluno organizava tudo em função de seu corpo, agora terá condições de recorrer a pessoas e objetos como pontos de referências para centrar seu espaço de ação.
3) CONDUTAS NEURO-MOTORAS
Esquema corporal – representação do próprio corpo - Lateralidade
ATIVIDADES ESPECIAIS
Educação da respiração
Relaxamento
Educação Física Adaptada – SALA MULTISSERIADA
IDENTIFICAÇÃO:
Projeto: Escola Atice
Componente Curricular: Educação Física
Carga Horária: 50 minutos cada aula.
Faixa etária: Adultos e adolescentes em sua imensa maioria.
Gênero: Misto.
RESUMO: A Educação Física aplicada como ação pedagógica, favorece a construção de atitudes dignas e de respeito entre os educandos, surgindo a necessidade de professores criativos, preocupados com os objetivos da aprendizagem e na promoção de valores, incorporando o verdadeiro significado à sua prática, possibilitando assim, tornar as suas aulas diferentes e interessantes, atendendo a realidade da sua escola, de cada turma, dando significado às aulas de Educação Física em seu ambiente escolar, desconstruindo conceitos e valores já implantados, visando assim, também, a desconstrução de atitudes de desrespeito às diferenças individuais encontradas nas aulas de Educação Física.
PALAVRAS CHAVE: Educação Física; diferenças individuais; respeito.
II. JUSTIFICATIVA
As aulas de Educação Física muitas vezes, sem perceber ou não, tem reforçado em sua prática um modelo em que se pauta na competição e na performance do aluno, ou seja, na prática esportiva e na aquisição da aptidão física, esquecendo-se do seu caráter pedagógico e formador. A partir dessa realidade, torna-se necessário criarmos a partir das nossas aulas, uma identidade para a Educação Física em nossa escola, dando-a significado em nosso contexto escolar, resgatando valores que realmente possam privilegiar as ações do coletivo sobre o individual, possibilitando o respeito às diferenças e às limitações individuais, garantindo uma aula mais solidária e humanizada.
Para proporcionar aos alunos uma prática reflexiva, a propostas de pesquisa vem de encontro a aplicação e a vivência de atividades adaptadas na Educação Física, onde o aluno poderá se colocar no lugar do outro, sentindo as suas dificuldades conforme as suas limitações, tentando se superar a cada dificuldade encontrada, possibilitando-lhe enxergar o outro como diferente de si, compreendendo as diferenças individuais como parte da diversidade humana, indo em busca, em cada aula, da reflexão, da aplicação de novos conceitos e atitudes em relação a diferença do outro.
VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA!
OBJETIVO GERAL - O trabalho a ser desenvolvido com deficientes tem como objetivo geral proporcionar a identificação das diferenças e semelhanças entre os conteúdos tratados: o jogo e a dança, as regras, a competição, e, a partir daí, que o aluno possa estabelecer relações diretas com o seu dia-a-dia e aos valores sociais estabelecidos.
Após o reconhecimento da realidade da turma, do conhecimento que os alunos tem referente a deficiência motora, o professor irá proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos sobre a deficiência, suas dificuldades , limitações, bem como, a sua superação perante as dificuldades enfrentadas. O conteúdo será aplicado através de textos e vídeos informativos, cenas paralímpicas, discussões e contextualizações em sala sobre o tema abordado. Deficiência motora corresponde a uma disfunção, de caráter congênito ou adquirido, que afeta a motricidade dos indivíduos (mobilidade, coordenação, fala). Pode ter um caráter definitivo– estável – ou evolutivo – com tendência a modificar-se com o tempo. Pode decorrer de lesões:
...