A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por: joaouriel • 6/5/2019 • Projeto de pesquisa • 300 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA 1 SÉRIE
Primeiramente Educação inclusiva nada mais é que uma educação especial para alunos com necessidades especiais.
A Educação Inclusiva vem alcançando, aos poucos, avanços que possibilitam a melhora no atendimento aos alunos com necessidades especiais.
Esta melhoria favorece o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades importantes para torná-los independentes, felizes e capazes, sentindo-se inseridos na sociedade na qual são participantes. Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais
Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade. Trata-se de igualar oportunidades, garantindo-se a todos, inclusive às pessoas em situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o direito de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.
Além de ser um direito, a Educação inclusiva é uma resposta inteligente às demandas do mundo contemporâneo. Incentiva uma pedagogia não homogeneizadora e desenvolve competências interpessoais. A sala de aula deveria espelhar a diversidade humana, não escondê-la. Claro que isso gera novas tensões e conflitos, mas também estimula as habilidades morais para a convivência democrática. O resultado final, desfocado pela miopia de alguns, é uma Educação melhor para todos.
...