TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  11/12/2020  •  Abstract  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃOINCLUSIVA

EUSIANE SOARES RIBEIRO

Prof. Orientador

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (TURMA) – Trabalho de Graduação

dd/mm/aa

RESUMO

O presente trabalho trata da inclusão, sob a perspectiva real de como as mudanças ocorridos na atualidade em relação a educação inclusiva tem impactado a escola como um todo na inserção de portadores e não portadores de necessidades especiais em salas de aulas comuns. A presença do portador de necessidades educativas especiais na escola como um todo é um verdadeiro desafio para a escola brasileira em relação à qualificação de recursos humanos, que atendam às necessidades educacionais desses alunos, em qualidade e acesso. é importante para a inclusão a intervenção pedagógica. Entretanto o profissional atento sobre as historicidades do movimento de inclusão, as leis que a implicam, o que pode mudar nos currículos, engloba conhecimentos e tende a alterar a realidade da inclusão. Os apelos conteporâneos ao individualismo e ao consumismo estão impregnados no discurso da educação inclusiva,perceptíveis na exacerbação do poder do especialista,na preucupação com a eficacía daeducação

Precisamos trabalhar a educação, para que a escola construa um mundo melhor para todos e que inclua no seu convívio todos, independentemente de padrões de normalidade. Para que a escola seja base para uma verdadeira cultura de paz.

Palavras-chave: Escola; Educação Inclusiva; Pessoas com necessidades especiais.

1 INTRODUÇÃO

A educação inclusiva da pessoa com deficiência no ambiente escolar é um debate presente e que demanda a organização de várias propostas, considerando as especificidades da pessoa com deficiência e as diversas barreiras existentes no contexto escolar. Ao pensar a educação inclusiva é importante refletir acerca do que é incluir de fato. a integração propõe a inserção parcial do sujeito, enquanto a inclusão propõe a inserção total. Se a educação inclusiva tem como prerrogativa a inclusão de todos os alunor, por que o termo especial tem tanto destaque? Nos títulos dos documentos oficiais não aparecem os termos inclusão ou educação inclusiva.

A educação inclusiva representa a passagem de uma preocupação com um grupo específico para um combate às barreiras que se colocam à aprendizagem e à participação. Refere-se a uma vasta gama de estratégias, atividades e processos que visam tornar uma realidade os direitos universais para a qualidade, e uma educação relevante e adequada. Faz parte de uma estratégia mais vasta para a promoção do desenvolvimento inclusivo, com o objectivo de criar um mundo onde exista paz, tolerância, uso sustentável de recursos, justiça social, e onde as necessidades básicas e direitos para todos se encontrem.

Considerando a amplitude dos debates e atendimento as pessoas com necessidades especiais, nos perguntamos sobre as referência historicas dos movimentos relacionados à educação especial, as diferenças e as evoluções de rótulos empregados para designar as pessoas com alguma deficiência ao longo dos anos. Enfatizo ainda que toda criança, em diferentes momentos da vida, pode vir a necessitar de recursos específicos, umas mais, outras menos.

A educação inclusiva vem, assim, colocar desafios à escola. Esta deve estar preparada para o reforço da sua ação e das suas equipas, retratando a necessidade de um único sistema educativo e não para a dualidade de sistemas – regular e especial -, reforçando a necessidade de capacitação de todos os professores para trabalharem com a diferença na sala de aula e na escola, no sentido de uma orientação flexível que contribua para uma melhoria na resposta a todos os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com