A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR E SEUS BENEFICIOS
Por: Claudiokasll • 3/4/2017 • Monografia • 4.676 Palavras (19 Páginas) • 969 Visualizações
FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CLAUDIO CAVALLI
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR E SEUS BENEFICIOS
São Paulo
2016
FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS
CLAUDIO CAVALLI
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR E SEUS BENEFICIOS
Monografia apresentada á Faculdade Campos Elíseos, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em educação inclusiva, sob supervisão da orientadora: Prof.ª Fátima Ramalho Lefone.
São Paulo
2016
FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS
CLAUDIO CAVALLI
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR E SEUS BENEFÍCIOS
Monografia apresentada á Faculdade Campos Elíseos, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em educação inclusiva sob supervisão da orientadora: Prof.ª Fátima Ramalho Lefone..
Aprovado pelos membros da banca examinadora em
___/___/___.com menção ____ (________________).
Banca Examinadora
_________________________________
_________________________________
São Paulo
2016
RESUMO
O ensino regular deve ser abrangente e todos os cidadãos tem direito ao acesso a educação.
A sociedade atual é diversificada e para que seja efetivamente democratica todos os cidadãos , inclusive portadores de necessidades especiais devem exercer igualmente seus direitos.
Neste cenário a escola deve acolher todos os estudantes e um programa pedagogico de atendimento a inclusão devge ser elaborado e aplicado, beneficiando a todos os estudantes que além do acesso a educação e cultura estarão exercendo sua cidadania e obtendo formação e experiencia para participar em uma sociedade justa e receptiva a diversidade.
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Pedagogia. Atendimento educacional.
ABSTRACT
Regular education should be comprehensive and all citizens have the right to access to education.
Today's society is diverse and so is effectively democratic all citizens, including special needs of carriers must also exercise their rights.
In this scene the school must accommodate all students and a pedagogical program service including devge be developed and implemented, benefiting all students as well as access to education and culture will be exercising their citizenship and getting training and experience to participate in a society fair and responsive to diversity.
Key-words: Education. Inclusion. Pedagogy. educational services.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................ 6
OBJETIVO GERAL.......................................................................................... 7
OBJETIVOS ESPECIFICOS............................................................................ 7
JUSTIFICATIVA............................................................................................... 7
PROBLEMA........................................................................................................8
CAPÍTULO I EDUCAÇÃO INCLUSIVA............................................................ 9
CAPÍTULO II EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR.....................11
2.1 PROGRAMAS DE EDUCAÇÂO INCLUSIVA E SUAS METAS 13
CAPÍTULO III A IMPLANTAÇÂO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÂO INCLUSIVA E SEUS BENEFÍCIOS...........................................................................................15
3.1 INCLUSÃO E ADEQUAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR............................18
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................. 23
INTRODUÇÃO
A educação inclusiva tem gerado debates e reflexões e com o amparo da legislação, gradativamente tem sido feito adequações nas estruturas físicas, pedagógicas e filosóficas na educação regular para aprimorar o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais. A atual legislação traz um novo olhar quanto ao atendimento democrático a todos os estudantes, crianças e jovens em idade escolar, dando preferência ao atendimento de alunos com necessidades especiais em classes comuns da rede regular de ensino garantindo o atendimento nas redes públicas.
A lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 dispõe:
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
§ 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
Atualmente o ensino regular está em processo de redemocratização, para que todos os cidadãos tenham seus direitos garantidos, incluindo independente das necessidades do mercado o acesso a educação, formação e conhecimento.
O movimento da Educação inclusiva busca garantir o direito de ingresso e permanência na escola e que esta propicie condições adequadas oportunizando a todos os estudantes o acesso ao saber, a construção de conhecimento e a formação cidadã.
Uma escola com educação inclusiva apresentará benefícios na formação de seus educandos em termos de oportunidades, aprendizado e convívio.
Requer um árduo trabalho preparar todas as escolas para assumir o compromisso de oferecer a educação inclusiva, colocando entre seus alunos, crianças e jovens com necessidades especiais diversas, entre estes, crianças com dificuldades auditivas, visuais, de concentração, atenção e locomoção. Visto que a escola atual enfrenta problemas para oferecer uma formação adequada aos não portadores de necessidades especiais, a educação inclusiva trata-se de um grande projeto de trabalho que envolve ações de mudança estruturais , filosóficas e pedagógicas.
...