A EXCÊNTRICA FAMILIA DE ANTONIA
Por: Nahimoraes • 25/10/2019 • Trabalho acadêmico • 782 Palavras (4 Páginas) • 379 Visualizações
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
A EXCÊNTRICA FAMILIA DE ANTONIA
TUTOR: PROF. CRISTIANE REGINA TOZZO
BELO HORIZONTE –MG
2016
Excêntrica família de Antônia é um filme que questiona os conceitos e comportamentos após a segunda guerra mundial. Antônia e a filha Danielle moram na casa que era da família, e logo após sua chegada ela acolhe um ex-padre, um deficiente mental, e uma vizinha que foi estuprada e todos conviviam juntos na casa. Antônia sempre quebrando paradigmas apoia sua filha numa gravidez independente e na homossexualidade
O filme abre um espaço para discutirmos sobre o contexto educacional, se nós professores somos capazes de ensinar todos os alunos, isso nos faz abrir uma janela para o mundo e repensarmos sobre a forma que ensinamos, nossos paradigmas e preconceitos, que com uma dose de amor, paciência e respeito tudo pode ser melhorado, principalmente a nossa forma de ensinar.
Existem vários tipos de formação familiar, cada uma com suas características, existem famílias de pais separados, chefiadas por mulheres, ou chefiadas por homens sem uma companheira, a homossexual e ainda temos o modelo da família tradicional pai, mãe e filhos.
A escola com algumas práticas de ensino tem um papel fundamental na sociedade, ensinando a compreensão e fortalecimento de combate à discriminação seja ela em relação a gênero, orientação sexual, raça, cor ou religião. O importante é que nenhuma discriminação seja tolerada na escola ou fora dela. A diversidade faz parte do trabalho do professor, tendo em vista que os alunos são diferentes em muitos aspectos físicos, emocionais e cognitivos.
Louro (1999) comenta que a escola delimita espaços. Sendo assim, um grande desafio da escola é valorizar a diversidade, criar uma convivência harmoniosa, sabendo que cada pessoa tem importantes contribuições a dar, desde que todos tenham a oportunidade de aprender a conviver.
Para uma escola de qualidade nós professores temos que ver todos os alunos como seres iguais, capazes de aprender, levando em consideração a diversidade e que cada aluno processa sua experiência de forma singular e que eles são diferentes em muitos aspectos. A sala de aula e a escola são constituídas com alunos com características étnico-culturais, valores, crenças e religiões diferentes, sendo papel do professor dar condições para a produção do conhecimento.
De acordo com Gomes (2008), inserir a diversidade nos currículos e compreender as causas politicas, econômicas e sociais dos fenômenos de etnocentrismo, racismo, sexismo, homofobia, e xenofobia é entender como as diferenças foram tornando naturais e inferiorizadas, tratadas de formas desiguais e discriminatórias. É importante percebermos que essa situação causa grande impacto na vida social do aluno. Nós professores precisamos levar o debate para dentro da sala, filmes, revistas entre outras ferramentas de construção do saber para auxiliar o aluno a construir conhecimento e formas de pensar. Para que possamos desempenhar bem a função
...