A Educação Inclusiva
Por: marianeemenezes • 16/5/2017 • Relatório de pesquisa • 616 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Educação inclusiva
Nome da Tutora: Quezia Cavalcanti
Nome do aluno: Mariane Menezes e Silva
RGM: 16227808
Nome da Unidade II: Identificando as Necessidades Educacionais Especiais - Especificidades das Deficiências
Questão 1: Quais são, segundo Mantoan (2003), os paradigmas da inclusão?
Segundo Mantoan, estamos vivenciando uma crise de paradigmas. Os paradigmas podem ser definidos como um conjunto de regras, normas, crenças, valores, princípios que são compartilhados por um determinado grupo, num dado momento histórico e que direcionam o nosso comportamento, até entrarem em crise. Portanto, uma crise de paradigma é uma crise da concepção, da visão de mundo.
A inclusão implica numa mudança desse atual paradigma educacional. Ocorre que a democratização do acesso à escola permitiu a entrada de novos grupos sociais nas salas de aula, mas fechou as portas para os novos conhecimentos que esses grupos trazem consigo a partir da experiência de vida de cada uma deles. Os sistemas escolares estão montados a partir de um pensamento que permite dividir os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das diferenças.
Mantoan propõe uma diferenciação entre integração e inclusão. A inclusão total e irrestrita é uma ótima oportunidade que temos de reverter à situação da maior parte das nossas escolas, as quais atribuem aos alunos às deficiências que são do próprio ensino, sempre se avalia o que o aluno aprendeu ou o que ele deixou de aprender, mas raríssimas vezes se analisam “o que” e “como’ a escola ensina de modo que os alunos não sejam culpados pela repetência, evasão, exclusão, etc.
Para Mantoan, é preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado, precisa recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos; reorganizar pedagogicamente as escolas; garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender; formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor para que tenha condição e estimulo para ensinar a turma toda, sem exclusões e exceções.
Questão 2: Qual foi à participação da família no processo de aprendizagem dos alunos da Escola Municipal José Teobaldo de Azevedo?
Nos dias atuais percebemos que a escola reclama da ausência da família para acompanhar a criança no seu desenvolvimento escolar da falta de limites dos pais aos filhos, da dificuldade de transmitir uma boa educação.
Para explicar essa preocupação dos professores com a ausência da família na escola selecionamos meios de investigar a influência dos pais na educação dos filhos através do uso de questionários, com a finalidade de descobrir o que tanto aflige os professores com essa ausência vem acarretando no âmbito escolar.
Na primeira etapa foi realizado um encontro com a diretoria e coordenadora onde foi explicado o objetivo do trabalho e solicitamos a permissão para realizarmos a pesquisa. Na segunda etapa aplicamos o questionário. A intenção da nossa investigação focalizou-se na influência dos pais na aprendizagem escolar.
A família acompanhou a criança no seu desenvolvimento escolar, teve que fazer o seu papel, que é a responsabilidade pela formação do indivíduo. A escola cabe apenas à responsabilidade pela informação.
...