TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação não formal

Por:   •  16/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

NOMES

CAROLINE CASSIMIRO DE PAULA RA: 6621359905

JAQUELINE DOS SANTOS FERREIRA RA: 6656412213 

JUCILENE S DE JESUS RA: 6274248034

LUANA DA SILVA RA: 6238198630

 LUCIANA SOARES FERNANDES RA: 6791402536 

ATPS

Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares 

 (Projeto em Educação não formal)

CURSO: PEDAGOGIA / SÉRIE: 7 / PERÍODO: NOTURNO

PROFESSORA: DR. MÁRCIA POLACCHINI

São Paulo, 28 de março de 2016.

           Introdução

A Educação não formal se constitui e se organizar de maneiras diferentes da Educação formal e informal, na qual Educação formal se organizar no sistema educacional regular e a informal que se organiza por um ensino livre, mas todas estão reunidas no contexto da aprendizagem do aluno e do grupo promovendo as práticas educacionais e a aprendizagem social.

Segundo BRANDÃO (1981) todos nós estamos sujeitos à educação independente do lugar ou espaço:

Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias Educações.      (BRANDÃO, 1981, p. 07)

                     Educação não formal é aquela educação que está fora do sistema educacional e não está incluída nos parâmetros do ensino regular e nem segue um currículo pré-definido, mas desenvolve processo de ensino regularizado que compõe vários tipos de ensino, está sempre visando no aprendizado do aluno ou do grupo. Na qual a educação não formal possui uma didática flexível criativa e está sempre atenta ao aluno que aprende e não quem ensina.

Esse processo da educação- não formal estabelece que o ensino seja mediado por um pedagogo para realização do ensino, ou seja, é de importância da educação não formal desenvolver possibilidades de ensino que esteja dentro do contexto do aluno e coletivo proporcionando diversas experiências, sempre dialogando é complementando ao ensino formal promovendo um aprendizado.

O ensino não formal junto com o pedagogo também vem dialogando com as organizações privadas e públicas na sociedade civil por meio de um processo flexível, interativo e social.

              O ensino na Educação não formal será realizado por uma ação de um pedagogo em espaços privados e públicos de forma interativa como: ONGs, hospitais, indústria editora, presídio, museu, empresas etc. Ou seja, são espaços que oferece um ensino não formal com uma intencionalidade de ensino e aprendizagem.

De acordo com GOHN, (2006) ele também vai afirma que:

Na educação não-formal, os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em locais informais, locais onde há processos interativos intencionais (a questão da intencionalidade é um elemento importante de diferenciação) (GOHN, 2006, p. 29).

               O Educar na educação não formal é realizado por meio de projeto intencional mediado por um pedagogo visando sempre às necessidades do coletivo, o educar também será realizado por meio das interações social e a flexibilidade do grupo e professor. Por meio disso será realizado o desenvolvimento de competências, saberes e experiências adquirindo eixos como politica social, habilidades, cultura, arte, preparação para o trabalho abrangendo todo contexto social como um todo. Portanto vale lembra que na educação não formal não contribui com diploma apenas com certificados.

A educação não formal tem como objetivo de promover a socialização o conhecimento e a aprendizagem social e proporcionar transformação na sociedade por meio do envolvimento do individuo e do grupo. Tendo também como finalidade de desenvolver diversas habilidades e competências instruindo o cidadão para o mundo.

 O objetivo da educação não formal também é promover diversas possibilidades de ensino e aprendizagem por meio das práticas de seu contexto, formação do cidadão, de formar valores no individuo ou coletivo, proporcionar o acesso a novas culturas, arte e a socialização, da interação, flexibilidade e compartilhamento de saber.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

O professor irá atuar fazendo mediação pedagógica, como aulas e facilitando a aprendizagem desse aluno de reforço escolar e suporte pedagógico. Essa é a realidade de muitas crianças e jovens circenses que, em virtude da realidade itinerante do circo, são obrigados a ter um estudo fragmentado, com rupturas, que podem gerar dificuldades de aprendizagem nos alunos, bem como problemas de adaptações em locais e culturas diferenciadas.

O educador no museu pode ser um historiador, um pedagogo, um cientista social, ou até mesmo estagiários de graduação em pedagogia, história entre outros. No museu o pedagogo trabalha simultaneamente cultura e educação, além de explicar, informar e guiar estudantes ele pode adaptar conteúdo específicos da sua atuação e é responsável pela ligação forma e não formal onde media discussões, despertar debates e reflexões sobre vários assuntos, diversificar o espaço conforme a idade.

São organizações formadas por pela sociedade civil, sem fins lucrativos, missão de resolver algum problema da sociedade, econômico, racial, ambiental (...)

A função do Pedagogo é de caráter social, conscientização onde pode oferecer oficinas que promove melhoria para a comunidade assistida.

EDUCAÇÃO HOSPITALAR

A prática do pedagogo se dá através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas, a continuação dos estudos no hospital.

O direito à educação não cessa para a criança hospitalizada. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial e o Plano de Expansão e Melhoria da Educação Especial, desde 1994, as classes hospitalares estão reconhecidas no cenário educacional brasileiro. Com isso, as crianças e os adolescentes hospitalizados passam a ter o direito à assistência educativa, (ORTIZ, FREITAS, 2005).

Na escola hospitalar o principal objetivo é  “fazer um acompanhamento pedagógico a criança e jovens com dificuldades graves de saúde física ou mental” (VASCONCELOS,2007, p.2 ), o professor como mediador deve criar estratégias de ensino que promovam  aprendizagem com crianças doentes e debilitadas que enfrentam situações de distanciamento e isolamento da realidade escolar e social, deve-se priorizar a participação e a socialização dessas crianças e desses jovens promovendo trocas entre crianças, brincadeiras e que mantenham condições de retornar para sala de aula assim que receberem alta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com