TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação, Direito De Todos E Dever Do Estado E Da Família

Por:   •  2/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Lailde Rodrigues Carvalho

                                                                                                                            Elmira Leda Soares 

Francilda Marcos de Sousa Martins

                                                                                                 Regivany Souza da Silva Albernaz

Liliane Pereira de Sousa

  1. INTRODUÇÃO

            Este trabalho focaliza os aspectos fundamentais da relação entre a escola e a família na busca de apresentar a importância desta parceria. De acordo com o site Meu Brasil Escola, uma das perspectivas mais valorizadas nessa relação é a qualidade da escola e tendo como resultado o fato de que os alunos são beneficiados por uma melhor aprendizagem. Segundo o artigo 205 da Constituição Federal (1988) “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”.

              Sendo assim, a parceria entre escola e família é fundamental para a criança desenvolver habilidades e conhecimentos, aprender, se socializar, interagir com outros indivíduos,  ou seja, tudo que é necessário para que se forme um cidadão consciente com conhecimento de seus direitos e deveres. A parceria entre família, escola e sociedade é um dos principais elementos para o sucesso da educação e para o desenvolvimento humano.                        

             De acordo com o professor Sérgio Varella (2021): A escola e a família são complementares pois, em conjunto, ambos conseguem oferecer aos adolescentes valores que sejam universais para a convivência em sociedade, como: cidadania, valorização do pensamento crítico e da ciência, habilidades artísticas e esportivas, respeito ao próximo, trabalho em equipe, respeito às diversas opiniões, busca por excelência, entre outros pontos.

               São inúmeras as vantagens de ter a família e escola alinhadas no trabalho de formação.  Com a digitalização do ensino, houve grande aproximação das famílias com o trabalho escolar, pois muitas aulas foram vistas por elas, além de serem realizados projetos em conjunto, quem saiu ganhando com essa aproximação foram os estudantes, pois criou-se uma relação de sinergia e confiança que, certamente, potencializa o processo de aprendizagem. Essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o indivíduo como cidadão, assim, não se cria apenas uma proximidade entre eles, mas também facilita a integração da criança na instituição de ensino.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

         

           A escola é um lugar institucional de educação para a cidadania, de uma importância cívica e fundamental, para a vida em sociedade mais constituindo os primeiros degraus de uma caminhada que a família e a comunidade se enquadram. Deve proporcionar a «cultura do outro» como «necessidade de compreensão de singularidades e diferenças», a responsabilidade pessoal e comunitária, o conhecimento rigoroso e metódico da vida e das coisas e a compreensão de culturas, de nações, do mundo.

              Marshall (1967, p.73) afirma que “O direito a educação é um direito social de cidadania genuíno porque o objetivo da educação durante a infância é moldar o adulto em perspectiva” Com essa fala, Marshall deixa bem claro que, o adulto que se almeja no futuro, começa a ser moldado, “fabricado”.

   O ambiente familiar é o ponto primário da relação direta com seus membros, onde a

  criança cresce, atua, desenvolve e expõe seus sentimentos, experimenta as primeiras

   recompensas e punições, a primeira imagem de si mesma e seus primeiros modelos

   de comportamentos – que vão se inscrevendo no interior dela e configurando seu

   mundo interior. Isto contribui para a formação de uma “base de personalidade”,

   além de funcionar como fator determinante no desenvolvimento da consciência,

   sujeita a influências subsequentes (DE SOUZA & JOSÉ FILHO, 2008)

               A participação familiar no processo de construção da cidadania torna-se imprescindível quando entendemos que é nela que a criança tem o primeiro contato com o mundo. As relações que o bebê constrói desde esses primeiros instantes o acompanharam pelo resto da vida.

              Ana Bock (1999 p.108) afirma que “as crianças, desde o nascimento, estão em constante interação com os adultos [...]” e que “[...] à medida que a criança cresce, os processos acabam por serem executados dentro das próprias crianças – intrapsíquicos”. Sendo assim, esses processos influenciam diretamente na formação da criança enquanto ser humano, consequentemente, exerce influências na formação do cidadão. A família, independentemente de seu arranjo, é a responsável por assegurar bens materiais e, principalmente, os aportes afetivos, exercendo, assim, papel determinante na educação formal e informal dos filhos.

   

FIGURA 1- A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE OS PAIS E A ESCOLA          

 

[pic 2]

FONTE:https://ofelia.com.br/wp-content/uploads/2019/04/familia-na-escola.jpg                  acesso em 13/05/2022.                

       DESCRIÇÃO: A imagem busca representar uma interação da família, junto com o aluno no papel de aprendizagem, com o intuito de contribuir para o crescimento do aluno, na busca de novos saberes, com tudo há diversos benefícios da proximidade, entre a família e a escola um deles é estar junto, poder alinhar as expectativas por meio de um diálogo aberto, pois afinal o objetivo da escola e dos pais é oferecer as criança boas condições de aprendizagem e desenvolvimentos, articulando uma experiência melhor na convivência e a relação entre família escola sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (123.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com