A Educação Inclusiva
Por: jojooli • 28/5/2019 • Trabalho acadêmico • 4.551 Palavras (19 Páginas) • 203 Visualizações
DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA E A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA E A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia
PASSOS MG
2016
DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA E A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
CHALLENGES AND INCLUSIVE SCHOOL TEACHER PERFORMANCE
RESUMO
Este trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e discute a Educação Inclusiva como um novo conceito para a Educação a favor dos alunos com deficiência, assinalando que uma de suas metas é o respeito às diferenças e a total inserção pedagógica e de aprendizagem na escola. A escola deverá se enquadrar aos novos tempos. Incluir é um dos desafios que a educação deve percorrer. Desta forma este artigo tem como objetivo demonstrar a importância da educação inclusiva de alunos com deficiência e a atuação do professor nesse processo. É extremamente necessário que os profissionais da educação se manifestem e se dediquem, no sentido de engajar-se no desafio de incluir discentes, com algum tipo de deficiência, para que estes sejam capazes de enfrentar os diversos desafios conquistando uma oportunidade na sociedade.
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Deficiência; Educação Brasileira; Professor.
ABSTRACT
This work is the fruit of a bibliographical research and discusses the inclusive education as a new approach to education for students with disabilities, noting that one of his goals is the respect for differences and the total educational and learning integration at school. The school should fit to the new times. Include is one of the challenges that education should go. In this way this article aims to demonstrate the importance of inclusive education of students with disabilities and the role of the teacher in this process. It is extremely necessary that education professionals if express and engaged, in order to engage in the challenge include students, with some type of disability, so that they are able to face the various challenges earning an opportunity in society.
Key words: Inclusive Education; Disabilities; Brazilian Education; Teacher.
INTRODUÇÃO
A Educação Especial e a respectiva inclusão de alunos com deficiência vêm a cada ano, assumindo papel de destaque e de extrema importância para a sociedade. Tal fato busca proporcionar meios para que todas as pessoas tenham acesso à informação, ao conhecimento e aos meios necessários para a formação de cidadãos plenos.
Como a educação é um direito de todos, garantido constitucionalmente, as diferenças devem ser respeitadas e a implementação de uma política educacional inclusiva, torna-se mais do que necessário.
A Educação Inclusiva surge como forma de proteção aos diferentes. Propõe incluir no programa educacional às crianças ou adolescentes que apresentem dificuldades de se enquadrar aos parâmetros estabelecidos pela sociedade e pela escola. Mendes (2002, p. 02), afirma que: “A ideia da inclusão se fundamenta numa filosofia que reconhece e aceita a diversidade na vida em sociedade. Isto significa garantia de acesso de todos a todas as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada indivíduo ou grupo social”.
Frequentemente se ouve a crítica à prática da inserção de crianças com necessidades na escola regular, apontando o fato de que essas crianças, na maioria dos casos, foram retiradas de escola especiais e literalmente “jogadas” numa sala de aula, sem professores preparados para ensiná-las, sem materiais pedagógicos apropriados ou suporte terapêutico e/ou tecnológico. O resultado dessa desastrosa prática tem sido que os alunos aprendem pouco ou nada aprendem, além de comprometer o desempenho pedagógico em sua totalidade. O que tem ocorrido é a prática deficiente da Educação Inclusiva e faz-se necessário seu estudo para melhor concretiza-la.
A pesquisa tem como objetivo geral demonstrar a importância da educação inclusiva para alunos portadores de necessidades educativas especiais e a atuação do professor nesse processo.
A oportunidade de convívio de pessoas sem deficiência com alunos com deficiência torna possível uma vida de qualidade para o aluno deficiente, permitindo-lhe ser integrado à sociedade como uma pessoa capaz de se desenvolver em diferentes aspectos, e ensina aos demais alunos a respeitarem as diferenças e conviverem com todo tipo de pessoa, desta forma reafirma-se a grande importância de se adotar a Educação Inclusiva.
Quanto mais cedo se estabelece essa inclusão, tanto melhor e mais fácil será para crianças com necessidades especiais como para o não portador de necessidades especiais experimentarem positivamente essa convivência.
Considerando a Escola como um espaço fundamental para o processo de socialização da criança, é necessário que a Educação se enquadre na evolução de uma nova sociedade e altere seus conceitos, tornando-se uma Escola inclusiva. Aqui reside a justificativa para se abordar o tema proposto, em que se pode perceber o quanto a Educação Inclusiva proporciona benefícios, não somente aos protegidos por ela, como os portadores de necessidades especiais, mas também aos alunados da escola em geral.
Atualmente, as pessoas com deficiência têm conquistado seus espaços, graças às leis, incentivos governamentais e assistenciais, de associações e fundações que são destinadas à integração dos mesmos. E é dentro da escola, que a inclusão precisa urgentemente acontecer, de forma verdadeira e eficiente.
1 A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
A palavra educação, deriva do latim educatio, educationis, e indica a ação de criar, de alimentar, de gerar um arcabouço cultural. Para Garcia (2005, p.89):
A educação possibilita o pleno desenvolvimento da personalidade humana e é um requisito indispensável à concreção da própria cidadania. Com ela, o indivíduo compreende o alcance de suas liberdades, a forma de exercício de seus direitos e a importância de seus deveres, permitindo a sua integração em uma democracia efetivamente participativa. em essência, educação é o passaporte para a cidadania. Além disso, é pressuposto necessário à evolução de qualquer Estado de Direito, pois a qualificação para o trabalho e a capacidade crítica dos indivíduos mostra-se imprescindíveis ao alcance desse objetivo.
...