A Educação Inclusiva
Por: pedrosouzaphs • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.566 Palavras (15 Páginas) • 211 Visualizações
DISCIPLINA: Educação Inclusiva
PROFESSOR (A): Terezinha Maria do Rosário.
DATA DA AULA: 10 de Agosto de 2013
RELATÓRIO DA AULA
No primeiro momento foi apresentada pela professora Creusa uma motivação de uma entrevista musical e sobre construir sua própria carreira comprovada pelo texto o pedreiro, focando o esforço em estar cursando uma pós-graduação, que poderá ser agregado ao currículo e tendo como principal objetivo o conhecimento.
Foi esclarecido sobre os procedimentos do curso presencial através dos encontros no polo de Ceres e semipresencial através de estudo online.
No segundo momento a professora Terezinha (Tete) aplicou o estudo sobre Inclusão Social, apresentando em Power point uma abordagem que esta nas escolas com intuito de transmitir um ensino diferenciado que foi causado pelos preconceitos raciais, mostrando que nos precisamos ter a capacidade de entender, reconhecer conviver e saber compartilhar com pessoas diferentes de nós.
Pessoas que precisam de um tratamento especial na aprendizagem e de profissionais capacitados para ensinar de forma diferente, que possibilite a criança ou adulto a perceber novas informações através da inclusão, e possível compartilhar muitos momentos que são de grande valia e melhoria para quem sofre qualquer tipo de discriminação.
Nas escolas os educadores de portadores de necessidade precisam ter um cuidado especial, não é o da proteção e sim de desenvolver nos indivíduos habilidades em certa área, demonstrando a elas que são capazes de ter uma prosperidade intelectual.
Foi citado também sobre quais os tipos de deficiências são mais comuns nas escolas, sendo elas; visual, auditiva, mental, motora e as demais que são provenientes da dificuldade de aprendizagem.
O ser humano precisa ver estas pessoas com outro olhar, respeitando as diferenças e potenciais, oferecendo emprego na área que ele possua o Quociente de inteligência (QI) elevado, de forma que traga prosperidade interna e externa (próprio individuo e empresas). Conforme é citado pela Constituição Federal, de 1988.
“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantido– se aos brasileiros e aos estrangeiros, residentes no país, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”
As empresas precisam incluir no seu quadro de funcionários portadores de deficiência, dar oportunidades de crescimento profissional a jovens e senhores que querem buscar conhecimento e compartilhar o que se tem, tendo assim o direito de demostrar força de vontade e superação das dificuldades da deficiência, que por mais incrível que pareça infelizmente alguns passam por descriminação, algo que muitas vezes interrompe a alto estima e confiança própria.
Conforme explanado pela professora Terezinha ela transmitiu o conteúdo abordando para os alunos a inclusão social, e para os acadêmicos de recursos humanos conseguimos refletir que os alunos são os futuros profissionais que precisam de liberdade para expressar e aprender da maneira própria, de acordo com as suas limitações.
As descriminações podem ser sanadas, tem se o apoio da convenção da ONU e do Estatuto da Criança e do Adolescente, sobre os direitos da igualdade que defende a aprendizagem ao longo da vida do ser humano independente se o mesmo possui ou não deficiências, isto garante o desenvolvimento físico e mental, e uma forma de garantir o outo estima e o profissionalismo.
Após explicações foi elaborado um trabalho em grupo, após ler o conteúdo do tema: Incluir não é inserir, mas interagir e contribuir. Respondemos o questionário e elaboramos um resumo fundamentando os pontos indagados. Segue em anexo conteúdos.
Concluímos o primeiro encontro da pós-graduação, sendo este assunto de grande valia para todos inscritos, eu aluna do curso de Recurso Humano, tive a oportunidade de saber um pouco mais sobre as deficiências que hoje em dia já esta sendo moldada e transmitindo nas escolas os conteúdos de forma diferente, fazendo com que os alunos supram a necessidade do aprendizado. A Inclusão Social servirá de alicerce que contribui para um futuro profissional, podendo o mesmo ser selecionado conforme sua capacitação, podendo assim tornar-se melhor no que gosta e trazer resultados relevantes para a empresa contratante.
DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Científica
PROFESSOR (A): Jorge Carvalho Gonçalves
DATA DA AULA: 21 de agosto de 2013.
RELATÓRIO DA AULA
No segundo encontro tivemos a presença do professor Jorge, este repassou seus conhecimentos de como elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC), demostrando vários métodos de elaboração, sendo necessária realização individual desta tese, como requisito para a conclusão da pós-graduação, sendo escolhido dentro do contexto do curso o tema a ser estudado.
O conhecimento cientifico só pode ser elaborado a partir de dados reais e com pesquisas, de acordo com Chaves o conhecimento cientifico é a “capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir ou aplicar leis, de predizer com significativas e em fenômenos com absoluta margem de segurança, eventos futuros”. (pag. 14)
A interação do instrutor Jorge esclareceu as formas abordadas para construção do TCC, demonstrarei resumidamente alguns pontos fundamentais, que foram explanados:
Acender a curiosidade sobre o tema assim despertara o conhecimento, com o problema temos que buscar a solução, descobrir alguns problemas e o Porquê, levantar uma hipótese que seja provável resposta para solução do problema, pois quanto mais investigação mais conhecimento sobre o assunto abordado, descrever o objetivo da ideia central do tema e específico, ação que levara a uma justificativa, verificar qual tipo de metodologia cientifica a ser abordado, analisar as formas de aplicação do método hipotético, dialético, qualitativo e quantitativo, segundo Ferrari e Marconi o método é:
...