A Educação Inclusiva
Por: kkol • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
Educação Inclusiva.
A Constituição Federal estabelece que o acesso ao ensino é um direito e que este atendimento deve ser realizado preferencialmente na rede regular de ensino, é direito do cidadão brasileiro obter atendimento especializado para os portadores de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social ao portador de deficiência.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) dispõe, entre outros direitos, que: “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”. “A criança e adolescente portadores de deficiências receberão atendimento especializado¨.
A LDB, estabelece: “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”. “Haverá quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela da educação especial” (art.58, parágrafo 1º).
Os citados acima são todos direitos que nós cidadãos brasileiros possuímos, mas infelizmente na prática nem sempre esses direitos são adquiridos, levando em conta que muitas escolas e profissionais da rede de ensino se encontram despreparados para a inclusão social, muitas escolas se negam a matricular crianças com alguma deficiência em função do seu despreparo, outras quando aceitam a criança com alguma deficiência, não estão estruturadas a praticar a inclusão, sendo que nesses casos quando há necessidade, a criança tem direito a um apoio extra.
A escola é responsável pelo desenvolvimento desse aluno, mediante o trabalho pedagógico, juntamente com o apoio especializado atendendo as peculiaridades, buscando recursos, currículo, métodos, material concreto, material diferenciado, fazendo intervenções necessárias, tudo para o desenvolvimento das crianças com necessidades especiais.
A educação inclusiva beneficia a todos, pois todos desfrutaram do mesmo espaço da sala de aula, alunos inclusivos compartilham com demais alunos o recreio e atividades extracurriculares, o que seria bom para eles pois todos aprendem a lhe dar com diferenças e respeitar o próximo, todos tem direitos e deveres levando em conta que cada um tem um ritmo e tempo diferente para aprender, por isso há diversas maneiras de ensinar. O professor deve inovar sempre para ensinar a todos com qualidade, derrotar os medos e enfrentar desafios dentro de si mesmo para poder ensinar com segurança e confiança. A ênfase da escola inclusiva é valorizar a riqueza das diferenças humanas.
...