A Educação Infantil E A Importância Da Lucidade
Por: Gabriela nara • 17/6/2023 • Trabalho acadêmico • 5.471 Palavras (22 Páginas) • 80 Visualizações
EDUCAÇÃO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DA LUCIDADE
Nara Gabriela Ribeiro Melo
Curso: (Pedagogia)
Tutor externo :Robson Gomes Araújo²
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de retratar os resultados obtidos através de informações colhida no decorrer da realização do estágio curricular 1, teve o objetivo e conceituar a inclusão na educação básica e compreende a importância da ludicidade e sua utilização na educação infantil” expondo a importância da ligação entre professor aluno e a veracidade pedagógica. Na educação infantil abordamos a importância da brincadeira na equação de aprendizagem utilização recurso e linguagens adequadas para esta idade, métodos lúdicos e facilita o ensino de aprendizagem trazendo neste pape a reflexão da leitura, letramento e alfabetização durante o estágio na educação infantil segundo de observação onde as atividades esta, que serão relatadas neste pape, dando ênfase a usa da ludicidade da leitura aprendizagem, sobre letramento e a alfabetização e o desenvolvimento de matérias de qualidade com vista no aprimoramento pratica pedagógica. A educação infantil funciona como uma fase para as demais etapas da educação.
Palavras-chave: Aprendizagem e leitura, ludicidade e jogos, alfabetização e letramento.
1 INTRODUÇÃO[a]
Na introdução, deve-se anunciar a ideia central do trabalho, delimitando o tema em relação à área de concentração escolhida. Em linhas gerais podemos afirmar que a introdução atua como uma espécie de roteiro. Sendo assim, situa o leitor sobre o assunto que será abordado. Escreva, brevemente, A literatura infantil pode, ser vista como uma porta de entrada para o universo maravilhoso da leitura. Para entendermos bem a importância dessa literatura na formação do ser humano faz-se fundamental olhar para a variedade de textos que a compõem: fábulas, contos de fadas contos maravilhosos, mitos, lendas, adaptações de literatura mundial parlendas, trava-línguas, adivinhas, além de textos autorais narrativos e poéticos. Temos, assim, um rico material repleto de histórias, memórias, diversidade cultural, fantasia, encantamento e valores humanos.
Aprender e ensinar são, portanto, palavras que se inter-relacionam complementam. Quanto mais aprendo, melhor ensino. Quanto mais aprendo, melhor ensino. O aprendizado transcende os espaços de uma escola, de uma sala de aula com horários preestabelecidos de aprendizagem ou rotina. Ele está em todo lugar em qualquer tempo, fazendo-nos companhia do primeiro ao último dia de nossas vidas.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
Refletindo sobre ensino e aprendizagem o ensino e a relação que o professor estabelece com o conhecimento, a aprendizagem. A aprendizagem, visando desenvolvimento do aluno, além de ser uma necessidade do educando, é um direito a partir do qual ela torna-se capaz de conhecer e assimilar corretamente as variadas formas de acesso conhecimento por meio da leitura na Educação Infantil. Em Paulo Freire (2013), o conhecimento oriundo da aprendizagem não se configura na figura na
leitura por decoração de palavras, sequenciadas de repetições.
Toda criança adora brincar e enquanto brinca desenvolve aprendizagem estimula a criança o seu potencial e a peça das atividades com gibis e livros e entre outros meios de leitura. O primeiro passo foi concentrar os esforços atualização de dados e interação do aluno com professor e os recursos e a leitura no mundo, ou seja, vivência das crianças, foram observados: a sala de aula e o comportamento das crianças diante da leitura e os recursos de utilizado. O professor da educação infantil precisa trabalhar perspectiva da construção e na aprendizagem do aluno.
O educador tem tido ideia de aprendizagem como uma personalidade de grande importância e de conhecimento intelectual. Ao falar deste processo temos um olhar voltado para a sociedade cultura, crenças que domina cada momento. O ensino aprendizagem envolvem vários conceitos, mas um de grande importância é da leitura e um grande desafio para o aluno e para o professor a leitura é basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar com as circunstâncias.
Brincar auxilia a criança no seu desenvolvimento físico intelectual e social, pois através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidade socias, reduz a agressividade, integra -se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
Brincar é sinônimo de infância, desenvolvimento e aprendizado: é por meio de atividades recreativas que as crianças descobrem o mundo e desenvolvem suas habilidades motoras, cognitivas e emocionais. Por essa razão, o brincar também faz parte do ambiente escolar, pois está diretamente ligado ao desenvolvimento dos pequenos. O professor tem um papel fundamental como facilitador do brincar, adaptando as brincadeiras para a educação infantil de acordo com a faixa etária e desenvolvimento da criança.
O brincar é a atividade principal do dia para criança. Neste momento a criança toma decisões expressa sentimento valores, conhece a si, os outros e o mundo repete ações prazerosa, partilhar brincadeira com outro, expressa sua individualidade e identidade explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura para compreendê-lo, usar o corpo, os sentidos os movimentos, a varias linguagem para experimenta situações que lhe chamam a atenção solucionar problemas e criar. Mas é no plano de imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância que coloca brincadeira como a ferramenta para a crianças se expressar se expressar, aprende e se desenvolver. (KISHIMOTO,2010 pág.1)
...