A Educação não formal
Por: carolinepaula4 • 16/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.689 Palavras (7 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
NOMES
CAROLINE CASSIMIRO DE PAULA RA: 6621359905
JAQUELINE DOS SANTOS FERREIRA RA: 6656412213
JUCILENE S DE JESUS RA: 6274248034
LUANA DA SILVA RA: 6238198630
LUCIANA SOARES FERNANDES RA: 6791402536
ATPS
Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares
(Projeto em Educação não formal)
CURSO: PEDAGOGIA / SÉRIE: 7 / PERÍODO: NOTURNO
PROFESSORA: DR. MÁRCIA POLACCHINI
São Paulo, 28 de março de 2016.
Introdução
A Educação não formal se constitui e se organizar de maneiras diferentes da Educação formal e informal, na qual Educação formal se organizar no sistema educacional regular e a informal que se organiza por um ensino livre, mas todas estão reunidas no contexto da aprendizagem do aluno e do grupo promovendo as práticas educacionais e a aprendizagem social.
Segundo BRANDÃO (1981) todos nós estamos sujeitos à educação independente do lugar ou espaço:
Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias Educações. (BRANDÃO, 1981, p. 07)
Educação não formal é aquela educação que está fora do sistema educacional e não está incluída nos parâmetros do ensino regular e nem segue um currículo pré-definido, mas desenvolve processo de ensino regularizado que compõe vários tipos de ensino, está sempre visando no aprendizado do aluno ou do grupo. Na qual a educação não formal possui uma didática flexível criativa e está sempre atenta ao aluno que aprende e não quem ensina.
Esse processo da educação- não formal estabelece que o ensino seja mediado por um pedagogo para realização do ensino, ou seja, é de importância da educação não formal desenvolver possibilidades de ensino que esteja dentro do contexto do aluno e coletivo proporcionando diversas experiências, sempre dialogando é complementando ao ensino formal promovendo um aprendizado.
O ensino não formal junto com o pedagogo também vem dialogando com as organizações privadas e públicas na sociedade civil por meio de um processo flexível, interativo e social.
O ensino na Educação não formal será realizado por uma ação de um pedagogo em espaços privados e públicos de forma interativa como: ONGs, hospitais, indústria editora, presídio, museu, empresas etc. Ou seja, são espaços que oferece um ensino não formal com uma intencionalidade de ensino e aprendizagem.
De acordo com GOHN, (2006) ele também vai afirma que:
Na educação não-formal, os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em locais informais, locais onde há processos interativos intencionais (a questão da intencionalidade é um elemento importante de diferenciação) (GOHN, 2006, p. 29).
O Educar na educação não formal é realizado por meio de projeto intencional mediado por um pedagogo visando sempre às necessidades do coletivo, o educar também será realizado por meio das interações social e a flexibilidade do grupo e professor. Por meio disso será realizado o desenvolvimento de competências, saberes e experiências adquirindo eixos como politica social, habilidades, cultura, arte, preparação para o trabalho abrangendo todo contexto social como um todo. Portanto vale lembra que na educação não formal não contribui com diploma apenas com certificados.
A educação não formal tem como objetivo de promover a socialização o conhecimento e a aprendizagem social e proporcionar transformação na sociedade por meio do envolvimento do individuo e do grupo. Tendo também como finalidade de desenvolver diversas habilidades e competências instruindo o cidadão para o mundo.
O objetivo da educação não formal também é promover diversas possibilidades de ensino e aprendizagem por meio das práticas de seu contexto, formação do cidadão, de formar valores no individuo ou coletivo, proporcionar o acesso a novas culturas, arte e a socialização, da interação, flexibilidade e compartilhamento de saber.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
O professor irá atuar fazendo mediação pedagógica, como aulas e facilitando a aprendizagem desse aluno de reforço escolar e suporte pedagógico. Essa é a realidade de muitas crianças e jovens circenses que, em virtude da realidade itinerante do circo, são obrigados a ter um estudo fragmentado, com rupturas, que podem gerar dificuldades de aprendizagem nos alunos, bem como problemas de adaptações em locais e culturas diferenciadas.
O educador no museu pode ser um historiador, um pedagogo, um cientista social, ou até mesmo estagiários de graduação em pedagogia, história entre outros. No museu o pedagogo trabalha simultaneamente cultura e educação, além de explicar, informar e guiar estudantes ele pode adaptar conteúdo específicos da sua atuação e é responsável pela ligação forma e não formal onde media discussões, despertar debates e reflexões sobre vários assuntos, diversificar o espaço conforme a idade.
São organizações formadas por pela sociedade civil, sem fins lucrativos, missão de resolver algum problema da sociedade, econômico, racial, ambiental (...)
A função do Pedagogo é de caráter social, conscientização onde pode oferecer oficinas que promove melhoria para a comunidade assistida.
EDUCAÇÃO HOSPITALAR
A prática do pedagogo se dá através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas, a continuação dos estudos no hospital.
O direito à educação não cessa para a criança hospitalizada. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial e o Plano de Expansão e Melhoria da Educação Especial, desde 1994, as classes hospitalares estão reconhecidas no cenário educacional brasileiro. Com isso, as crianças e os adolescentes hospitalizados passam a ter o direito à assistência educativa, (ORTIZ, FREITAS, 2005).
Na escola hospitalar o principal objetivo é “fazer um acompanhamento pedagógico a criança e jovens com dificuldades graves de saúde física ou mental” (VASCONCELOS,2007, p.2 ), o professor como mediador deve criar estratégias de ensino que promovam aprendizagem com crianças doentes e debilitadas que enfrentam situações de distanciamento e isolamento da realidade escolar e social, deve-se priorizar a participação e a socialização dessas crianças e desses jovens promovendo trocas entre crianças, brincadeiras e que mantenham condições de retornar para sala de aula assim que receberem alta.
...