A Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu
Por: Reeh Lopes • 4/5/2015 • Dissertação • 743 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu
A teoria de Bourdieu diz que a desigualdade é muito evidente e a partir do momento em que não há mudanças socias, onde uns tem mais do que os outros, e os alunos com condições financeiras melhores têm mais oportunidades, pois desde cedo é concedido a ele uma educação de qualidade, é proporcionado a essa criança oportunidades como participar de visitas culturais como ir a museus, peças teatrais, feira de livros.
As escolas tem uma boa qualidade de ensino e ainda um conhecimento de mundo, ou seja, a cultura dos pais que é passado aos filhos assim esse aluno tem uma educação e bagagem cultural melhor. As crianças que foram então bem “educadas” sabem falar é o que Bourdieu chama de “docilidade” dão que aquilo que a professora quer ouvir, pois convivem no mesmo circulo e então sabem como se comportar e pricipalmente como lidar em várias situaçãoes, é oque não acontece com um filho de um operário, que não tem essa visão de mundo sabe o pouco que lhe foi oferecido, por exemplo, onde essa criança não consegue ter as mesmas oportunidades. Por mais que uma criança que veio de uma familia com um poder aquisitivo melhor não se interesse pelos estudos ele terá toda a ajuda financeira dos pais para um futuro promissor, sendo o pai sempre ajundado finaceiramente á grandes condições de ter sua própria empresa, encontramos mais uma vez na tão falada desigualdade social que permanece com o passar dos anos, o que não acontece com o filho de uma familia com poder aquisitivo menor, pois a única oportunidade dele é através da educação.
Vale ressaltar que com essa desigualdade aqueles que têm mais acesso a educação de qualidade consegue tanto entrar em uma boa Universidade, quanto se destacar no mercacdo de trabalho e com isso se torna um ciclo vicioso onde tudo começa novamente onde aqueles que têm mais oportunidades irão se tornar a classe que domina e aqueles que não tiveram a mesmas oportunidades se tornam à classe dominada.
Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades
A desigualdade no sistema educacional brasileiro é muito evidente, podemos observar nos principais meios de comunicação que nos deixam abismados como é possível em um mesmo país haver tanto descaso.
Em algumas escolas os alunos se sentem motivados a estudar, pois foi construida com toda atenção e preocupação com a estrutura que fornecesse uma aprendizagem de qualidade, começando por materias didáticos com conteúdos intererssantes, e a disposição dos alunos a modernidade do mundo vitual, os cadernos que deram lugar para tabletes , onde os alunos fazem suas atividades.
Os docentes tem os curriculos sempre atualizados, pois sabem que trabalhar em escolas bem conhecidas exije deles muito mais, do que uma simples graduação, com isso as aulas se tornam interessantes os alunos conseguem ter uma visão global, ou seja, do todo, e pode se perceber que todo esse trabalho desenvolvido pela escola, trará ao aluno grandes resultados futuros, porque é certa a entrada desses alunos em grandes faculdades, então com certeza irão se destacar no mercado de trabalho ocupando cargos importantes. Já o que acontece em escolas públicas é uma realidade bem diferente,
...