A FÓRUM DE DISCUSSÃO - SAÚDE E SERVIÇO SOCIAL
Por: alexsandra silva • 29/5/2020 • Dissertação • 719 Palavras (3 Páginas) • 111 Visualizações
Analisar a prática do Serviço Social embasada em Caso, Grupo ou Comunidade
Tendo como base a teoria da norte-americana Mary Ellen Richmond, a pratica do Serviço Social no embasamento de Caso, serve para tentar mudar a personalidade do individuo através de um ajustamento consciente, quer dizer, individuo por individuo entre os homens e seu ambiente. Mediante isso, o Serviço Social tendo como objetivo fornecer serviços básicos práticos, busca apoio no sentido de racionalizar sua atuação na sociologia, no que diz respeito a interdependência entre a personalidade e o meio ambiente e na psicologia, nas teorias que pudessem explicar melhor o comportamento dos cliente, como sugestões, treinamentos, aconselhamento, educação e reeducação.
Sendo assim, o estudo encaminha para a compreensão do problema psicossocial ou do seu diagnóstico, isto é, a opinião do profissional quanto a natureza ou problema que o paciente apresenta. De acordo com a percepção psicossociais o conhecimento nas ciências sociais permitirá ao assistente social obter um histórico inteligente e formular diagnósticos precisos e adequados.
No caso do embasamento em Grupo, o Serviço Social utilizava uma perspectiva educacional, na medida em que procurava fortalecer a personalidade do individuo, através da ênfase dada a capacidade de liderança, à tomada de decisões e ao aspecto psicossocial. Dentro dessa perspectiva o Serviço Social de Grupo ajudava o individuo a aumentar seu funcionamento social, através de objetivas experiências de grupo a enfrentarem, de modo mais eficaz seus problemas pessoais melhorando assim sua auto estima, assim como seus valores morais.
Já o processo do Serviço Social na Comunidade se caracteriza pelo desenvolvimento social semelhante à dos dois processos anteriormente descritos. O primeiro tinha por objetivo ajustar o individuo na sociedade, o segundo realizava um trabalho assistencial.
Entre as décadas de 50 e 60 o Serviço Social incorporava a politica desenvolvimentista no ensino. Essa política acelerava a economia incentivada pela industrialização e modernização capitaneada pelos Estados Unidos. Ao Serviço Social cabia contribuir para o aperfeiçoamento e aprimoramento do ser humano, mesmo que o país convivesse com a existência de setores sobdesenvolvidos.
MAPA CONCEITUAL
ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO CASO, GRUPO E COMUNIDADE
Analisar a prática do Serviço Social embasada em Caso, Grupo ou Comunidade
Tendo como base a teoria da norte-americana Mary Ellen Richmond, a pratica do Serviço Social no embasamento de Caso, serve para tentar mudar a personalidade do individuo através de um ajustamento consciente, quer dizer, individuo por individuo entre os homens e seu ambiente. Mediante isso, o Serviço Social tendo como objetivo fornecer serviços básicos práticos, busca apoio no sentido de racionalizar sua atuação na sociologia, no que diz respeito a interdependência entre a personalidade e o meio ambiente e na psicologia, nas teorias que pudessem explicar melhor o comportamento
...