A Gestão Escolar no Ensino Fundamental I
Por: fabicoordenacao • 15/9/2016 • Artigo • 1.080 Palavras (5 Páginas) • 855 Visualizações
GESTÃO EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I
DIREÇÃO
O Trabalho da Gestão Escolar no Ensino Fundamanetal I, na presente Unidade Escolar fundamenta-se em dirigir a escola seguindo o Regimento Escolar, os regulamentos, o calendário escolar, as determinações de órgãos superiores de modo a assegurar e efetivar os objetivos do processo educacional segundo a Proposta Pedagógica da Escola, do Plano de Desenvolvimento da Escola e do Plano de Ensino.
Assim, o prontuário dos alunos são atualizados frequentemente através do Sistema de Ensino de Barueri juntamente com o Sistema Estadual da Prodesp, bem como com as atualizações junto aos responsáveis acerca de telefone e endereço.
As matriculas e transferências são efetivadas também através do registro junto aos sistemas do Siem e Prodesp, juntamente com documentos probantes de cada aluno.
A Reclassificação são realizadas seguindo critérios legais, do regimento escolar e regulamentos da secretaria de Educação do Município, através da adequação Faixa etária e aproveitamento de estudo.
A vida funcional dos funcionários, professores, são organizados, acompanhados e fiscalizados com os registros junto ao livro ponto, livro de HATI, Livro de HAC, bem como nos prontuários e ficha cem, na qual consta todos os dias trabalhados, suas faltas justificadas e/ou injustificadas, durante toda a vida funcional do professor na unidade escolar e rede de ensino municipal.
A Concessão de Licenças são Deferidas ou Indeferidas dependendo do critério de concessão de cada uma.
A licença prêmio é concedida após um período em que o funcionário prestou serviços ininterruptamente e a ele é concedido 03 meses como premio de serviços bem prestados ao serviço publico, que pode ser tirado em gozo, usufruindo tal período, como em pecúnia, no qual o servidor pode receber 02 meses em remuneração e perdendo-se o direito a 01 mês.
A licença nojo é concedido nos casos de falecimento de ente familiar, nos casos de ascendente e descendente o servidor tem direito de 08 dias de afastamento.
A licença maternidade e paternidade é concedida ao servidor que teve filho ou adotou.
A licença saúde é concedida ao servidor/ professor em que encontra-se impossibilitado de laborar devido a doença ou quando submetido a tratamento médico, mas que é concedido após deferimento da Medicina do trabalho e mediante a entrega de atestados ou laudos médicos retificados pelo Médico Perito do trabalho.
O presente Estatuto de Evolução funcional da Prefeitura do Municipio de Barueri está em transição de mudança, mas a evolução na função pode se dar de maneira Vertical e na maneira Horizontal, sendo computado para Evolução o Tempo de Efetivo Trabalho na Rede de Ensino, bem como na Evolução por Títulos de formação Acadêmica e não acadêmica.
Os Recursos Financeiros recebidos pela Unidade Escolar são os previstos legalmente e que são enviados pelo Governo Federal e aqueles que são disponibilizados pela Administração Publica Municipal.
A aplicação dos Recursos Financeiros são realizados conforme prevê a exigência legal de cada um destes investimentos, podem ser de patrimônio mobilizado, servíveis, entre outros.
E a aplicação de tais Recursos é realizado através da participação da Comunidade Escolar através do Conselho de Escola que tem função deliberativa, consultiva, fiscalizadora que participa ativamente da gestão administrativa e financeira da escola.
A prestação de conta é feita através Livro Ata, bem como na demonstração de 03 orçamentos e notas fiscais daquilo que fora adquirido com recursos financeiros.
O Plano de Trabalho do Diretor de Escola está em dirigir a unidade escolar, cumprindo e fazendo cumprir as leis, os regulamentos, o calendário escolar, as determinações de órgãos superiores e as disposições do regimento Escolar, assegurando a efetivação dos objetivos do Processo Educacional, que está previsto e vem sendo executado na Proposta Pedagógica da Escola, no Plano de Desenvolvimento da Escola e no Plano de Ensino.
Além disso, cabe ao Diretor a administração do pessoal e dos recursos materiais e financeiros da escola, a legalidade, regularidade e autenticidade da vida escolar dos alunos.
Ao Diretor também incumbe articular e integrar a escola com a família e a comunidade., bem como dar informações aos pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como informar sobre a execução da Proposta Pedagógica da escola e ainda garantir meios para o reforço e a recuperação da aprendizagem dos alunos.
...