A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.
Por: mcrochi • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.560 Palavras (7 Páginas) • 4.225 Visualizações
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA
Curso de Pedagogia
A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.
Márcia Cristina Rochinski
Boituva/ SP.
2013
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA
Curso de Pedagogia
A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.
[pic 1]
Márcia Cristina Rochinski
Orientador
Rodolfo Schian
Boituva
2013
SUMÁRIO
- Introdução.......................................................................................................................4
- Conceito de Sociologia e sociologia da Educação..........................................................5
- Contribuição de alguns Sociólogos importantes.............................................................6
3.1 Contribuição de alguns Sociólogos importantes.............................................................7
- A contribuição da Sociologia na Formação do Pedagogo..............................................8
4.1 A contribuição da Sociologia na Formação do Pedagogo..............................................9
- Considerações Finais.....................................................................................................10
- Referencias Bibliográficas............................................................................................11
INTRODUÇÃO
O objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição da sociologia da educação na formação do pedagogo, pois a sociedade passa por diversas transformações, mudanças e essas afetam a vida das pessoas em suas relações sociais, de trabalho, econômicas etc..
Neste sentido há uma necessidade do educador entender, compreender essas mudanças e seu papel, seu oficio para conscientizar o educando a conquistar seus direitos, de forma participativa e critica da sociedade.
A formação do pedagogo deve servir de estímulo para superar a alienação, as condições de trabalho, estrutura hierárquica etc. E isto implica em ruptura de tradições, inércias e ideologias impostas. Implica em formar o professor na mudança para a mudança.
Assim sendo iniciou-se este trabalho com um breve conceito da sociologia da educação, em seguida analisou-se algumas contribuições de alguns dos primeiros sociólogos, o que permite constatar que a sociologia da educação, sendo ela uma ciência que investiga a sociedade, os indivíduos, a sua ação e as suas condições de existência, interações sociais, muito tem a contribuir na formação de profissionais da educação, conscientes, participativos e críticos.
Dai a importância dessa disciplina no currículo dos cursos de formação de educadores.
CONCEITO DE SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Para iniciarmos, torna-se necessário a compreensão do significado de Sociologia e Sociologia da Educação.
A Sociologia é uma ciência que tem como proposta pensar sobre o homem e a sua interação, analisando suas relações de interdependência, os fenômenos sociais, tentando explicá-los.
Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da Sociologia.
E assim como existem várias culturas e varias sociedades, tem-se também mais de uma Sociologia. Dentre essas várias Sociologias, a Sociologia da Educação, ciência que investiga a escola enquanto instituição social, analisando os processos sociais envolvidos.
Partindo desse conceito, pode-se dizer que o campo de estudo da Sociologia da Educação pode ser amplo e diversificado. Esse processo de construção da Sociologia como ciência fundamental para se pensar em educação hoje, foi se construindo a partir de alguns autores como:
- Augusto Comte
- Émile Durkheim
- Karl Marx
- Max weber, entre outros.
CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS SOCIÓLOGOS IMPORTANTES
Foi Auguste Comte (1798-1857) quem deu o primeiro passo e a quem é atribuído pela primeira vez o uso da palavra sociologia. Comte acreditava ser deveriam ser elaboradas leis do desenvolvimento social. Via a sociedade desta maneira, como algo passível de ser controlada apenas por normas, regras e leis, e a sociologia como a ciência que se encarregaria de fornecer os instrumentos para isso. Esta visão de Comte ficou conhecida como Positivismo.
A contribuição de Comte foi fundamental, pois serviu de fonte para outros pensadores que viriam depois como Émille Durkheim (1958-1917), que viu a educação como um caminho em direção a ordem e a estabilidade, conforme determinados valores ético fossem passados.
Acreditava em estabelecer consenso, a manutenção e a continuidade do grupo social, transformando o homem num ser social, interiorizando os valores e as maneiras de ser, de pensar e de agir de seu grupo. Para Durkheim, a sociedade é algo exterior e superior ao individuo, ou seja, o individuo, necessariamente, é um produto da organização social da qual ele se faz.
Max Weber partia do principio que para entender a sociedade era preciso entender a ação do homem, tentando compreender, explicar e interpretar o social, sempre considerando seu caráter dinâmico.
Para ele há vários grupos sociais em sociedades diferentes, com culturas diferentes e que devem ser consideradas inclusive na ação educativa. Não nega a luta de classes, mas não enxerga ai todas as causas e ou possibilidades de mudanças sociais.
Na verdade o que Weber diz, é que a Educação de certa forma reproduz as desigualdades que se verifica na sociedade, por meio de mecanismos de dominação, da burocratização dos sistemas escolares.
...