A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: BarbaraMORETTO • 4/9/2016 • Trabalho acadêmico • 5.958 Palavras (24 Páginas) • 1.941 Visualizações
FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS
Pós-graduação em Neuropsicopedagogia
Magda Oliveira Flavio Manzatto
Tamiris Freitas
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Campinas
2016
Magda Oliveira Flavio Manzatto
Tamiris Freitas
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Monografia apresentada à Faculdade Campos Elíseos como exigência parcial à obtenção do título de Especialista em Neuropsicopedagogia.
Orientadora Fatima.
Campinas
2016
Magda Oliveira Flavio Manzatto
Tamiris Freitas
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Monografia apresentada à Faculdade Campos Elíseos como exigência parcial à obtenção do título de Especialista em Neuropsicopedagogia.
Orientadora Fatima.
Aprovados pelos membros da banca examinadora em __/__/___, com menção ____ (_____________)
Banca Examinadora
___________________________________
___________________________________
Campinas
2016
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Dedico esta monografia aos meus colegas de sala, professores, orientadores e todos àqueles que o tornaram possível.
RESUMO
Na área da educação, o trabalho com o lúdico é um ponto essencial para a obtenção de excito no processo de ensino-aprendizagem. O lúdico é a forma que o professor/ educador/ pais/responsáveis usam para proporcionar aprendizagem de uma forma prazerosa para a criança, pois brincando ela irá aprender. Existem inúmeros jogos e brincadeiras pedagógicas com um âmbito direcionado para a ensino, onde despertam o interesse da criança por meio da diversão, tornando o aprendizado escolar uma atividade diversidade e interessante. A criança, por interlocução do educador, irá aprender enquanto executa brincadeiras e expõe seus sentimentos e se comunica com os jogos, com as brincadeiras e brinquedos.
Palavras-Chave: Lúdico, aprendizado, escola, educação infantil e, educador
ABSTRACT
In education , work with the playful is an essential point for obtaining Excito the teaching-learning process. The playful is the way that the teacher / educator / parent / guardian use to provide learning an enjoyable way for children , for playing she will learn. There are numerous games and educational games with a scope directed to the school , which arouse the interest of the child through fun , making school learning diversity and interesting activity . The child , for dialogue educator will learn while performing tricks and exposes his feelings and communicates with the games, with games and toys.
Key-Wors: Playful, learning, school, kindergarten, educator
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO...............................................................................1
- OBJETIVO GERAL ..................................................................1
- OBJETIVO ESPECIFICO ....................................................... 2
- JUSTIFICATIVA .......................................................................2
- PROBLEMATICA......................................................................2
- A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS.............................................................................3
- Exemplos de Jogos e Brincadeiras Pedagógicas.....................6
- Atividade Sugerida por Maria Luiza Kraemer...........................10
- O BRINCAR E A CRIANÇA .........................................................13
- A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE DENTRO DO CONTEXTO DA CRIANÇA
..................................................................................................16
- CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................20
- REFERÊNCIAS ...............................................................................22
- INTRODUÇÃO
O lúdico pode ser conceituado como as brincadeiras, os jogos e os brinquedos, ou seja, todo o cenário de divertimento que a criança tem, também podemos caracteriza-lo como sendo a atividade social da criança. Esta atividade especifica possui os elementos essenciais para a construção do entendimento da criança sobre o que ronda sua realidade e sua própria personalidade.
O professor pode trabalhar com jogos, brinquedos e brincadeiras dentro da sala de aula para estimular a vivencia, o sentindo e a percepção dos alunos, neste momento de “brincadeira”, o profissional pode perceber e sentir de que forma a brincadeira feita naquele momento poderá auxiliar no processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos; ou até mesmo, por uma atividade direcionada.
O brincar e a criança são contextos indissociáveis, pois o ato de brincar é uma ação tão essencial para a criança, que podemos compara-lo com a necessidade de adultos trabalharem.
A criança precisa brincar e precisa de tempo para isto, pois sem esta ação a criança não irá aprender, não irá desenvolver interesses, não demonstra entusiasmo, irá desenvolver falhas emocionais e irá prejudicar seu desenvolvimento afetivo.
A brincadeira é a linguagem infantil, por meio dela a criança demonstra seus sentimentos, interesses, desenvolve sua personalidade e desenvolve suas habilidades sociais; vedar uma criança de brincar trará inúmeros problemas e construirá um indivíduo confuso, inseguro e infeliz.
...