A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Lucas Timoteo • 13/9/2019 • Monografia • 11.847 Palavras (48 Páginas) • 185 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: PEDAGOGIA
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AZEVEDO, Mirian Macedo Silveira/1606840
BORGES, Carmem Silva/1602575
OLIVEIRA, Tais Cristina/1613899
SANTANA, Patrícia Vieira/1604632
VILLELA, Marina Martins/1602571
SÃO JOAQUIM DA BARRA – SP
2018
AZEVEDO, Mirian Macedo Silveira
BORGES, Carmem Silva
OLIVEIRA, Tais Cristina
SANTANA, Patrícia Vieira
VILLELA, Marina Martins
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TRABALHO MONOGRÁFICO – CURSO DE GRADUAÇÃO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, APRESENTADO À COMISSÃO JULGADORA DA UNIP EAD SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA CELINA ULRICH F. NASCIMENTO
SÃO JOAQUIM DA BARRA – SP
2018
DEDICATÓRIA
Dedicamos a presente monografia às nossas famílias, pelo apoio que dispensaram a nós por nos ajudar durante todo o curso, e principalmente, durante toda a realização do curso.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a todos os professores da UNIP pelo conhecimento que nos foi apresentado, bem como a nossa orientadora, fundamental na realização dessa monografia.
“Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar”.
Thiago de Mello
RESUMO
A educação da criança e a sua condição na sociedade estão em constantes mudanças. Em razão destas mudanças, atualmente a infância é reconhecida como fase importante do desenvolvimento humano e a criança como sujeito de direitos, dentre eles o brincar. Além da questão do direito, o brincar é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. É através do brincar que a criança se expressa e amplia a sua comunicação consigo e com o mundo a sua volta, contribuindo para o processo de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância do brincar na aprendizagem das crianças na educação infantil e a contribuição dos professores neste processo. A pesquisa foi desenvolvida por levantamento bibliográfico e por pesquisa de campo, com a aplicação de questionários e observação do cotidiano de uma instituição de educação infantil. O estudo realizado constatou-se que o brincar é de extrema importância tanto na vida escolar, quanto na vida social da criança, sendo de grande importância à atuação do professor como mediador do brincar.
Palavras-Chave: Brincar. Lúdico. Educação Infantil. Professor.
ABSTRACT
The education of children and their status in society are constantly changing. Because of these changes, currently childhood is recognized as an important stage of human development and the child as a subject of rights, among them the play. In addition to the right question, the play is fundamental for the integral development of the child. It is through play that children express and enhances your communication with yourself and the world around them, contributing to the learning process. The aim of this paper is to discuss the importance of play in children's learning in early childhood education and the contribution of teachers in this process. The survey was developed by literature and field research, with the use of questionnaires and observation of the daily life of a child education institution. The study was found that the play is very important both in school life and in the social life of the child, is of great importance to the role of the teacher as a mediator of play.
Keywords: Playing. Playful. Child education. Teacher.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 10
CAPÍTULO I: A ORIGEM DO BRINCAR E DOS JOGOS 13
1.1 A inserção de jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem 15
CAPÍTULO II: ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 21
2.1 Estudos de Piaget 21
2.2 Estudos de Vygotsky 25
CAPÍTULO III: O PAPEL DO PROFESSOR-MEDIADOR DA APRENDIZAGEM 29
3.1 O Papel do professor e a mediação no brincar 31
3.2 O professor e a brincadeira na educação infantil 33
3.3 O professor como mediador para construção do conhecimento da criança 36
CONSIDERAÇÕES FINAIS 39
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 41
INTRODUÇÃO
A questão da melhor maneira de se trabalhar o desenvolvimento das crianças no ensino infantil é uma situação complexa. No entanto, muito se usa da ludicidade nas escolas, visto sua importância no desenvolvimento absoluto do ser humano nos aspectos físicos, cognitivos, socioculturais, afetivos e emocionais. Tal ludicidade pode ser utilizada de diferentes maneiras, de acordo com a necessidade percebida pelo docente, sendo que no presente trabalho, optou-se pela função do lúdico na configuração de jogos e brincadeiras.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a educação infantil deve focar no desenvolvimento de aspectos físicos e psicológicos, afetivo e intelectual das crianças, além do aspecto social – extremante importante para a vida em sociedade. Com isso, deve-se prezar que essa aprendizagem aconteça de maneira apropriada à idade dessas crianças, de forma aprazível e que acrescente conhecimentos importantes ao desenvolvimento do indivíduo.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a melhor maneira de isso acontecer é por meio de situações lúdicas, onde haja o uso de brincadeiras e jogos que estimulem tal desenvolvimento de maneira saudável, possibilitando a interação com outras crianças, seja em jogos imaginários assumindo papel de adulto, seja em jogos de regras onde as próprias crianças as determinam.
...