TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/10/2019  •  Seminário  •  2.723 Palavras (11 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 11

Estágio Educação Infantil

A IMPORTÃNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mônica dos Santos Augusto

Prof. Orientador Gladys Soraia Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (1666) – Estágio Educação Infantil

15/12/2018

RESUMO

     Este artigo tem como objetivo discutir a respeito da importância do lúdico para o desenvolvimento infantil, sob a perspectiva do brincar como uma das mais importantes ferramentas de aprendizagem para crianças em idade compreendida à Educação Infantil. Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu início. São as brincadeiras que tende de melhorar convívio entre as crianças, fazendo com que vivam situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito.Por meio de atividades lúdicas a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo,aceita a existência do outro,estabelece relações sociais,constroi conhecimentos,desenvolvendo-se integralmente.

Fiz o estágio obrigatório na educação infantil no Centro Educacional Pequeno Pensador, período vespertino da turma Jardim I, no curso de Pedagogia da Fadesc/ Uniasselvi, nos dias 10 de setembro ao dia 14 de setembro das 13:30 as 17: 30 onde fui bem recebida e orientada pela Instituição conhecendo as partes que constituem o estabelecimento escolar.Foram feitos cinco dias de observação na sala para ver como a professora ministrava a aula e pegar informações do assunto que seria abordado na semana seguinte, qual o método que ela usa, quais aulas extras eles teriam na semana e seus respectivos horários. A faixa etária e a quantidade de crianças através das suas percepções.

Palavras-chave: Brincar. Educação Infantil. Desenvolvimento. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

       O relatório aborda sobre a educação de forma lúdica, a importância, o autoconhecimento, e a alta percepção por meio da ludicidade,sendo assim de forma prazerosa a criança tem a oportunidade de vivenciar experiências estimuladas em sala de aula e no seu dia a dia.

       Iniciei a regência do estágio com o livro “As Flores da Primavera”,de Ziraldo.Onde as crianças puderam compreender os fenômenos da natureza, identificando as estações do ano trabalhando sobre a primavera.Trabalhei também os numerais de 0 a 5,as vogais,regras de convivência e sobre as cores.

                  Através da aprendizagem, a criança vai se aprimorar das informações dos conhecimentos que foram apresentados através da ludicidade intercalando com o meio a qual ela vive. O aprendizado vai permitir que a criança reconheça suas funções psicológicas assegurando que ela tenha e conheça seu desenvolvimento.

       Cada criança traz sua bagagem explorando nas mais diversas situações, envolvendo o brincar, cantar, brincadeiras com jogos, o contato que ela vai ter com seu amiguinho, contribuindo com tudo isso o aprendizado e o seu conhecimento.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

Este projeto será desenvolvido na área de concentração Metodologia de ensino,abordando o Tema: A importância do lúdico na Educação Infantil.

O tema foi escolhido para explicar a importância do lúdico na Educação Infantil,estas atividades ajudam na construção do conhecimento, podem ser entendidos como situações em que as crianças possam demonstrar seus diferentes tipos de sentimentos, podendo aos poucos aceitar a existência do outro. São as brincadeiras que tende a melhorar o convívio entre as crianças, fazendo com que vivam situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. É preciso também conceituar o papel do educador nesse processo lúdico e ainda os benefícios que o brincar proporciona.

                  As brincadeiras e os jogos são essência da influência e seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento de forma contextualizada no mundo infantil.

           Considerando que durante muito tempo a criança foi vista como apenas um ser em          miniatura e desconsiderada em todas as suas necessidades e particularidades, pode-se argumentar que as concepções e idéias em torno do que é infância e de como a criança deve ser vista e inserida na sociedade a que pertence, de modo geral, sofreram inúmeras modificações ao longo das décadas (ÀRIES, 1981).

           A infância é a idade das brincadeiras. Acredito que por meio delas a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares, sendo um meio privilegiado de inserção na realidade, pois expressa a maneira como a criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo. 

           O lúdico na educação infantil, tem por objetivo oportunizar ao educador a compreensão do significado e da importância das atividades lúdicas na educação infantil, procurando provocá-lo, para que insira o brincar em seus projetos educativos, tendo intencionalidade, objetivos e consciência clara de sua ação em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem infantil.

                 É interessante pensar que a atividade lúdica em si, esteve presente desde os primórdios da humanidade. Modificando-se e aperfeiçoando-se aos contextos, necessidades e interesses de cada época. Contudo, apesar das modificações sofridas e das variadas definições determinadas ao termo lúdico e todas as implicações que acarreta esta atividade cultural e humana nunca perdeu sua essência primordial: transmitir, assegurar, conservar e representar a história e cultura de um povo, em dado momento e contexto histórico, de forma expressiva, prazerosa e significativa (CREPALDI, 2010). Sobre isso, reflete-se nas considerações de Luckesi (2007), que, lembrado por Fernandes (2013, p.3) ressalta que “[...] a atividade lúdica é um “fazer” humano mais amplo, que se relaciona não apenas à presença das brincadeiras ou jogos, mas também a uma atitude verdadeira do sujeito envolvido na ação”. Reforçando ainda que:

Na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própria ação, o momento vivido. Possibilita a quem a vivencia, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de ressignificação e percepção, momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momentos de vida (SILVA, 2011, p.20).

Sobre os elementos lúdicos ligados ao ato de brincar, de acordo com o dicionário Aurélio, têm-se as seguintes definições:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com