A IMPORTÂNCIA DOS PCNS NA FORMAÇÃO DO CURRÍCULO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: robertabeatriz27 • 17/6/2020 • Trabalho acadêmico • 6.776 Palavras (28 Páginas) • 241 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DOS PCNS NA FORMAÇÃO DO CURRÍCULO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ivanilda da Silva de Jesus
Leandra Santos de Jesus
Roberta Beatriz Souza Magalhães
Rosiane de Souza Santana Rios
Tutor externo: Prof. Esp. Luiz Claudio da Silva Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura plena em Pedagogia (PED1419) – Seminário Interdisciplinar III
15/09/2016
RESUMO
O presente trabalho busca objetivar sobre a importância do estudo das Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para nortear essa abordagem foram utilizadas as orientações didáticas dos Paramentos Curriculares Nacionais de Ciências Naturais com foco no primeiro e segundo ciclo. Falaremos sobre a importância e as contribuições das Ciências para os alunos inseridos nesse contexto. Serão apresentados alguns objetivos e metodologias considerados relevantes para a aplicação dessa área de estudo de forma ampla e didática, portanto, compreenderemos o motivo pelo qual o estudo da Ciência é de grande importância para que o ser humano compreenda o universo, a vida e sua própria existência.
Palavras-chave: Ciências Naturais. Ensino Fundamental. Paramentos curriculares Nacionais.
1 INTRODUÇÃO
A proposta de ensino de Ciências Naturais por muito tempo esteve limitada para as duas últimas séries do ginásio, somente após a promulgação da lei n. 4.024/61 foi que essa área de estudo foi estendida para todas as séries do ginásio. A partir de 1971 com a Lei 5.692, Ciências passou a ter obrigatoriedade nas oito séries do ensino fundamental. O cenário escolar era determinado pelo ensino tradicional, esforços de renovação estavam em processo. Durante anos, as práticas das Ciências se limitavam em redescobrir aquilo que já tinha sido descoberto pela própria ciência. Somente na década de 80 os pesquisadores perceberam que professores já reconheciam que o simples experimentar não garantia aquisição de conhecimento cientifico.
Por conta dos problemas ambientais e de saúde na década de 70 após a crise mundial, decorrentes da Segunda Guerra Mundial a presença das Ciências Naturais tornou-se quase que obrigatória no currículo. Em meio à crise se fez necessárias discussões de cunho científico e tecnológico tanto na sociedade como nas escolas. Nos ano 80 surgiu no campo de ensino a conhecida (CTS) Ciência tecnológica e Sociedade. De lá para cá essa área de estudo tem se alavancado de forma significante se tornando objeto de estudo entre milhares de pessoas.
...