A IMPORTANCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE DESENVLVIMENTO DA CRIANÇA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Por: caroldamasceno86 • 14/5/2021 • Artigo • 3.558 Palavras (15 Páginas) • 176 Visualizações
A IMPORTANCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE DESENVLVIMENTO DA CRIANÇA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Carolina Damasceno Santos Viviane Santos de Souza Viviane Souza Santos Adriana Cardoso Sampaio
RESUMO
O artigo a seguir traz um olhar curioso relacionado a atividades lúdicas que podem ser trabalhadas em casa e que envolvam criatividade por parte dos alunos. Pensando no desenvolvimento intelectual através de criações lúdicas pedagógicas em tempos de pandemia e isolamento social, desenvolvemos este artigo a partir de um Estudo de Caso, embasado em analises bibliográficas e em uma intervenção realizada no dia a dia de uma criança, onde a mesma foi é desfiada a criar um brinquedo de seu interesse com a utilização de materiais recicláveis e o auxilio dos pais. Partindo deste principio destacamos as dificuldades encontradas pelos educadores em criar aulas interativas em que possam ampliar o desenvolvimento intelectual da criança, bem como a diversidade cultural encontrada atualmente no Brasil e seus diversos jogos e brincadeiras possíveis para essa construção de conhecimento e valores por parte de um todo.
Palavras-chave: Lúdico, Isolamento Social, Ensino a Distancia.
1. INTRODUÇÃO
Em tempos de pandemia e isolamento sociais, pais, alunos e professores tiveram que se adequar a esta nova realidade de ensino. Ensino este que envolva criatividade e dinamicidade por parte dos educadores. Com a presença do novo Corona vírus (Covid-19), medidas de segurança foram desenvolvidas para a segurança de todos: o isolamento social o fechamento de escolas em todo o país, crianças e adolescentes passaram a ficar em casa,
trazendo assim, um desafio inédito para pais e professores.
Discentes 4º Semestre do curso de Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vince – UNIASSELVI
²Tutora Externa do curso de Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vince – UNIASSELVI
Enfrentando as barreiras para uma boa comunicação, o educador tende a encontrar meios para que o aluno mantenha-se conectado as disciplinas. Visando o desenvolvimento intelectual, social e motor da criança, destacaremos alguns direitos de aprendizagem que devem ser garantidos na educação infantil, como: conviver, brinca, participar, explorar, expressar e conhecer. Diante disso, Brasil (2016) trata que, a criança tende a expressar-se de diversas formas e diferentes linguagens, seja ela em sentimentos e desejos ou opiniões e necessidades, envolvendo produção de linguagem em todas as suas manifestações.
Desta forma, embasamos nosso estudo em trabalhos pedagógicos que consiste na construção de projetos lúdicos que auxiliam no desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Trabalhos estes que envolvam criatividade, disciplina, trabalham em conjunto e acima de tudo, um projeto que proporcione interatividade entre professor, aluno e família em tempos de isolamento social. Trataremos sobre as dificuldades que os educadores estão enfrentando para Construir aulas que possibilitem o desenvolvimento e habilidade de cada criança, gerando interesse e vontade por parte dos alunos em realiza-las.
Sob essa analise, o referido trabalho foi desenvolvido através de um estudo de caso e enriquecido por analises bibliográfica, sendo retirados de revistas, livros e blogs. Em que consiste a partir de uma observação que ocorreu no dia a dia de uma criança, onde ela foi desafiada a criar um projeto de vida de sua preferencia, em que consiste na utilização de materiais recicláveis. A escolha desse contexto escolar diversificado faz com que toda sociedade possa manter-se inserida a estas novas possibilidades de ensino e de construção curricular.
Visando expor os benefícios e dificuldades do uso da de projetos lúdicos pedagógicos se fazer presente na vida da criança, sendo não só disponibilizadas nas instituições de ensino como, também serem efetivas em casa com toda a família. Destacaremos propostas lançadas pelo professor para que a execução desses trabalhos sejam concluídas, potencializando a criatividade e o interesse, proporcionando desenvolvimento intelectual de um todo.
2. FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Desde o nascimento a criança é inserida a múltiplos contextos de ensinos. Meios estes que são desenvolvidos a partir de sons, gestos, choros, cores além das diversas manifestações culturais. Compreende-se que para o desenvolvimento intelectual da criança a presença dos
pais ressignifica seus valores e costumes, estimulando o desenvolvimento completo de suas habilidades. Sabe-se que as crianças utilizam diversas formas de linguagem para expressar-se, direcionados a pensar a ludicidade como fator relevante para esse crescimento. Analisando o lúdico como potente desenvolvedor da criança nos anos iniciais, Editora Opet (2020) afirma que o lúdico também é um espaço de inclusão ideológica:
A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas estar presente com mais frequência na educação infantil. Isso porque, na infância, a forma como a criança interpreta, conhece e opera sobre o mundo é, naturalmente lúdica.
Por isso, nos embasamos em um estudo de caso, por abordagens qualitativas sob uma perspectiva de interação e comunicação, onde temos por objeto especifico um garoto de 12 anos de idade, chamado Dênysson Alves do 6º ano do ensino fundamental. Num cenário em que ele é desafiado a construir um projeto de vida, ou seja, um brinquedo lúdico, construído a partir da utilização de materiais recicláveis, sendo um brinquedo de sua preferencia e com o auxilio dos pais. Onde tivemos a conclusão de que praticas lúdicas desenvolvidas em casa, traz benefícios ao desenvolvimento intelectual da criança, seja, ela em expressar seus interesses e opiniões como também dar inicio a autonomia e o trabalho em equipe.
...