A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: vmborges • 25/2/2016 • Trabalho acadêmico • 664 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
VALDIRENE MARQUES BORGES RU 834517
TEMA
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Brincar é o que proporciona interação da criança com o outro, agrega novos conhecimentos e porque não dizer que os prepara para a vida, pois é na hora de brincar que a criança conhece o mundo, e descobre todas as principais relações da vida. Entretanto apesar de dada sua importância para o desenvolvimento da criança (de 0 a 6 anos), nem sempre está presente no cotidiano das instituições de educação infantil, por vezes por falta de profissionais qualificados nesta área, por falta de recursos, e/ou por desinteresse em proporcionar atividades lúdicas que englobem esse tema. E afim, de proporcionar um aprimoramento nessa área, visando aumentar o interesse e o conhecimento dos profissionais de educação infantil, para que as crianças possam ter em cada faixa etária a mediação de brincadeira correta, fazendo dela “instrumento” fundamental de aprendizagem, é que embaso o presente projeto.
PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a importância do brincar e da ludicidade para as crianças que frequentam as escolas de educação infantil?
JUSTIFICATIVA
Com base no que presenciamos todos os dias nas escolas de educação infantil, na correria do mundo moderno, podemos observar crianças cada vez mais parecidas com os adultos, que se privam da parte mais importante da infância que é o brincar, o presente projeto justifica-se no sentido de despertar o gosto pelo lúdico, em educadores, levando informações do quão importante e significativo é o brincar para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor da criança.
OBJETIVO GERAL
Caracterizar a importância do brincar nas escolas de educação infantil de Vacaria/RS.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar o que é,e a importância do brincar na Educação Infantil.
- Verificar os benefícios do ato de brincar na Educação Infantil.
- Refletir sobre a abordagem do educador infantil na pratica do brincar.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A brincadeira é uma linguagem infantil, e quando brinca a criança tem domínio da linguagem simbólica, ou seja, da imaginação, faz gestos, sinais e recriam os objetos muitas vezes repensando os acontecimentos que o rodeiam.
Para Winnicott (1975),É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu (self).
Segundo Piaget, a própria criança constrói o seu conhecimento a partir de conhecimentos anteriores, desde que suas estruturas mentais estejam prontas para relacioná-los, organizando-os de tal modo que chegue a construir um conceito novo ou ampliar um conceito anteriormente construído.
Para tanto se faz necessário à mediação, e é papel do educador infantil, e também da família proporcionar tais momentos de ludicidade, respeitando a faixa etária, e a etapa de desenvolvimento em que a criança se encontra.
...