A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Por: Eccmd • 9/3/2017 • Projeto de pesquisa • 5.599 Palavras (23 Páginas) • 690 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11][pic 12]
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 13]
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagoga.
Orientadora: Prof. Dr. Okçana Battini
FERREIRA, Jaqueline do Nascimento. A importância do brincar na educação infantil. 2015. 23 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Guarulhos, 2015.
RESUMO
O tema para o projeto de ensino é “o brincar como ferramenta para o desenvolvimento da leitura” e sua linha de pesquisa segue para a docência do estágio II da educação infantil. Como justificativa do tema vale ressaltar que há uma grande importância para com o uso da ludicidade quanto à leitura, pois é ela quem faz dos conhecimentos disciplinares em um suporte significativo. Como forma de problematizar a escolha do tema, evidencia-se que a inclusão de brincadeiras em leitura oralizada já é de costume e hábito no cotidiano das crianças. Os objetivos do projeto de ensino é desenvolver algumas habilidades como: criatividade, sociabilidade, memória verbal e expressão. Os conteúdos a trabalhar será em referencia a música “Pombinha Branca”, que assim terá como enfoque a docência na educação infantil. O processo de desenvolvimento esta organizado em dois momentos, sendo estes com variadas atividades que exigem o movimento, a memória e atenção. Os recursos humanos são: professores, alunos, coordenadores e organizadores da escola, agora, os recursos materiais são: cadeiras, baú com objetos, rádio, CD da música Pombinha branca, cartolinas, lápis, cadernos e material para desenho como (folhas, lápis de cor, canetas e giz de cera). A avaliação ocorrerá pelas ações e diálogos e registros de respectivos desenhos. O referencial teórico há como abordagem nos seguintes autores: Regina Zilberman, Gianni Rodari, Gilda RIZZO, Maria Cristina Trois Dorneles Rau, Sonia. Kramer, Rubem Alves e Adriana Friedmann, logo, eles trabalham conceitos como: o brincar na educação infantil e uma rotina organizada.
Palavras-chave: Brincar. Leitura. Educação. Rotina. Música.
SUMÁRIO
1. Introdução.....................................................................................................04
2 Revisão Bibliográfica ....................................................................................05
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................16
3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................16
3.2 Justificativa.................................................................................................16
3.3 Problematização.........................................................................................16
3.4 Objetivos.....................................................................................................16
3.5 Conteúdos...................................................................................................17
3.6 Processo de desenvolvimento....................................................................17
3.7 Tempo para a realização do projeto...........................................................18
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................19
3.9 Avaliação....................................................................................................19
4 Considerações Finais....................................................................................20
5 Referências...................................................................................................21
- INTRODUÇÃO
O tema para o projeto de ensino é “o brincar como ferramenta para o desenvolvimento da leitura” e sua linha de pesquisa segue para a docência do estágio II da educação infantil.
Como justificativa do tema vale ressaltar que há uma grande importância para com o uso ideal da ludicidade quanto à leitura, pois é a leitura em que faz dos conhecimentos disciplinares em um suporte significativo para com as devidas formas de se comunicar pelo mundo.
Como forma de problematizar a escolha do tema, evidencia-se que a inclusão de brincadeiras em leitura oralizada já é de costume e hábito no cotidiano das crianças, no entanto, quando o brincar acontece de forma dirigida e acompanhada por professores é certo que os desenvolvimentos serão ainda mais notórios.
Os objetivos do projeto de ensino é desenvolver algumas habilidades como: criatividade, sociabilidade, memória verbal e expressão, comportamentos de leitores e escritores, ampliação quanto os conhecimentos sobre a escrita, isto é, avançando em suas hipóteses.
Os conteúdos a trabalhar será em referencia a música “Pombinha Branca” e cantando-as na corrida da Pombinha, que assim terá como enfoque a docência na educação infantil.
Os Necessários recursos humanos são: professores, alunos, coordenadores e organizadores da escola, agora, os recursos materiais são: cadeiras, baú com objetos, rádio, CD da música Pombinha branca, cartolinas, lápis, cadernos e material para desenho como (folhas, lápis de cor, canetas e giz de cera).
A avaliação ocorrerá de forma que os alunos sejam avaliados pelas ações da história que assim contarem e por diálogos e registros de respectivos desenhos.
O referencial teórico traz autores eficientes, no entanto, eles são: Regina Zilberman, Gianni Rodari, Gilda RIZZO, Maria Cristina Trois Dorneles Rau, Sonia. Kramer, Rubem Alves e Adriana Friedmann, sendo assim, estes são apenas alguns que possibilitam considerar por principais, logo, eles trabalham conceitos como: o brincar, a rotina organizada e muitos outros.
...