A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Tainara Muniz • 17/8/2021 • Tese • 1.115 Palavras (5 Páginas) • 355 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nome do Aluno:
Tainara Muniz De Farias
LINHA DE PESQUISA : Educação Infantil
ÁREA DE INVESTIGAÇÃO: desenvolvimento cognitivo e motora da criança através do brincar.
TEMA
A importância do brincar na Educação Infantil
OBJETO DA PESQUISA: Uso da brincadeira para proporcionar o desenvolvimento da criança.
HIPOTESES: O brincar esta relacionado a expressão corporal e cognitivo da criança
1.APRESENTAÇÕES DOS TEMAS
- Qual é a importância do brincar na educação infantil?
- Porque o brincar e fundamental no desenvolvimento da criança?
- Que tipo de metodologia deve ser planejado mediante o brincar?
2 PROBLEMATIZAÇÃO
De que forma o brincar contribui no desenvolvimento do educando
na educação infantil?
- JUSTIFICATIVA
O brincar faz parte da vida da criança desde seu nascimento. É através das brincadeiras, que a criança desenvolve a identidade e autonomia.
O brincar tem grande importância na educação infantil principalmente no aspecto cognitivo, proporcionando a criança a criatividade e habilidades, pois garantem divertimento, alegria e aprendizagem. Afinal é brincando que a criança forma sua personalidade e aprende a lidar com um mundo que a cerca.
Quando está brincandoa criança tem um enorme prazer, ela cria situações imaginárias é neste momento que ela adentra no mundo da fantasia e do lúdico, as brincadeiras são criadas e recriadas a todo o momento.
O brincar possibilita a aprendizagem de diversos conceitos, uma vez que as atividades lúdicas estimulam a construção de conhecimento pelas crianças de forma significativa e prazerosa.
Durante as brincadeiras e jogos a criança constrói diversas experiências interagem com outras crianças e adultos. O brincar nesta face é essencial para o desenvolvimentocognitivo, motor, efetivo e social da criança.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Investigar como as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento e na aprendizagem na infância da criança.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ressaltar como o brincar atribui no desenvolvimento da criança;
- Refletir sobre o ensino e aprendizagem através do brincar;
- Desenvolver a expressão oral, corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual;
- Analisar o repertório das brincadeiras.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O brincaré a primeira forma de expressão do ser humano. É no brincar que a criança se comunica desde sua tenra idade. E através de jogos e brincadeiras que a criança se comunica com as outras pessoas expressando sua alegria. Toda criança tem necessidade e o direito do brincar, pois é uma característica da infância garantida em lei.
Conforme a Convenção sobre os direitos da criança o art.31 da Lei n°99.710, de 21 de novembro de 1990:
- As Estadas Partes reconhecem o direito da criança ao descanso, ao lazer, ao divertimento e as atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística.
- As Estadas Partes respeitarão e promoverão o direito da criança de participar plenamente da vida cultural e artística e encorajarão a criação de oportunidade adequadas,em condições de igualdade,para que participem da vida cultural,artística, recreativa e de lazer.
Brincar é também uma das formas de socialização que se propõe na escola, pois brincando a criança aprende a conviver em sociedade.
Segundo Vygotsky (1994)
A brincadeira tem um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento da criança. E por meio dela que a criança aprende a operar com o significado das coisas e dá um passo importante em direção ao pensamento conceitual que se baseia no significado das coisas e dos objetos. A criança não realiza a transformação de significado de uma hora para a outra.
...