A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Cassia Romeiro • 16/8/2018 • Artigo • 4.919 Palavras (20 Páginas) • 203 Visualizações
FACULDADEDEEDUCAÇÃOSÃOBRAZ
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CURITIBA/PR
2017
FACULDADEDEEDUCAÇÃOSÃOBRAZ
Eliane Rosane Batista
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TrabalhoentregueàFaculdadedeEducaçãoSãoBraz,comorequisitolegalparaconvalidaçãodecompetências,paraobtençãodecertificadodeEspecializaçãoLatoSensu,docursode Gestão escola conformeNormaRegimentalInternaeArt.47,Inciso2,daLDB9394/96.
Orientador(A):
CURITIBA/PR
2017
RESUMO
O trabalho realizado tem como temática a importância do lúdico na educação infantil ressaltando que é possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que o professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e consequentemente mais significativa. Através das brincadeiras, levará a criança a se identificar com sigo mesma e com os outros, criando novas situações e a facilidade de aprender brincando e também facilitam a exteriorização dos inúmeros conflitos, medos, ansiedades, como também de suas alegrias, desejos vontades e tristezas através do brincar. Para educar é preciso criar situações de aprendizagem que propiciem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras. É preciso que o educador de educação infantil tenha acesso ao conhecimento desta pratica pedagógica para que possam mais do que implantar currículos ou aplicar propostas a realidade da Pré-Escola em que atua afetivamente participar da sua concepção, construção e consolidação dessas pratica. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida da criança.
Palavra chave: Lúdico, aprendizagem e educação infantil.
1. INTRODUÇÂO
A educação está oportunizando mudanças no pensar da criança e percebe-se que o seu modo de olhar o mundo já não é mais o mesmo vivendo atualmente um desenvolvimento tecnológico bastante avançado presente no cotidiano de muitas pessoas, inclusive de nossas crianças, onde a ludicidade esta perdendo seu campo de atuação na vida da criança, diante disso o lúdico é um trabalho essencial a ser desenvolvido na educação infantil, sendo o lúdico uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, pois é brincando que se desenvolvem varias áreas do desenvolvimento infantil que poderá ser consequentemente mais significativa. Na ludicidade é preciso criar situações de aprendizagem que propiciem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras contribuindo assim de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano seja ele de qualquer idade auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando o processo de socialização e construção do pensamento.
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a ludicidade e sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças que estão na fase da educação infantil, que tem a finalidade de mostrar a brincadeira como atividade que permite que as crianças dêem asas à imaginação, possibilitando descobrirem a si mesmos e ao mundo. A escolha desse tema deu-se devido aos estágios que foram desenvolvidos na educação infantil tendo em vista a valorização do lúdico para prática pedagógica. Este trabalho está estruturado em quatro capítulos a fim de tornar evidente a importância do “lúdico”, e como ele, as brincadeiras podem ser importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças.
Toda via ao estudar e investigar sobre o tema notou-se a importância de mostrar que o lúdico é um método que contribui para que a criança desenvolva habilidades, cria regras, descobre e inventa, experimenta e relaxa. Com esta pesquisa reafirma-se que o educador a respeito do lúdico no processo de aprendizagem, tendo em vista que a criança aprende com mais prazer tendo gosto pela escola. A metodologia deste trabalho de conclusão de curso será de pesquisas bibliográficas de diversos autores e profissionais da área que debatem esse assunto e propõem mudanças necessárias para Educação Infantil.
2. DESENVOLVIMENTO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFNTIL
A perspectiva sobre a infância, a educação e a sociedade vem apontando um universo distinto no que diz respeito às formas dês expressão de valores, interesses, ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a ludicidade, área que trata dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras, tem levado os profissionais da educação a estimular a sua prática como forma de estimular a sua prática como forma de proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. No que diz respeito ao lúdico, levando-o a identificar em si mesmo, na lembrança de suas experiências lúdicas em diferentes contextos, no significado que as brincadeiras tiveram para você, enquanto crianças e alunos da educação básica, tanto nas instituições de educação infantil como nas escolas de ensino fundamental é também importante que você busque quais conceito se práticas foram constituídas com a ludicidade durante a sua formação inicial.
Nessa perspectiva tem se como objetivo possibilitar a compreensão de que a formação lúdica permite ao futuro educador ter uma visão clara sobre a importância do jogo do brinquedo e da brincadeira para a vida da criança em idade escolar que, para os níveis de ensino e que serão formados, atendem de 0 a 10 anos, abordando as necessidades e os interesses do educando e do educador no processo ensino e aprendizagem. Trata-se de apontar a ludicidade como um conhecimento indispensável ao profissional da educação para que construa sua prática pedagógica considerando as diferentes realidades socioeconômicas e culturais nas quais estão inseridos os seus educandos, de maneira consciente, autônoma, crítica e reflexiva. Os conceitos abordados e discutidos são fundamentais por autores de efetiva atuação e expressão nacional e internacional e que relacionam o lúdico à realidade educacional brasileira. Acreditando que com estudo, pesquisa e atitude é possível empregar a ludicidade no processo de construção de conhecimento, fazendo dos jogos grandes colaboradores na prática pedagógica do professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
...