TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do brincar na educação infantil

Por:   •  15/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA

OLGA DE OLIVEIRA SILVA SANTOS

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UBERABA-MG

2017

OLGA DE OLIVEIRA SILVA SANTOS

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina 999159 - Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.

UBERABA-MG

2017


TEMA

A importância das brincadeiras na Educação Infantil.

PROBLEMA

De que modo à escola básica pode contribuir para romper a visão tradicional de que o brincar é uma atividade natural para divertir crianças?

 

HIPÓTESE

A inclusão do lúdico permite novas maneiras para que a criança se desenvolva, sendo na Educação Infantil o período de fundamental importância para a criança. Romper com a visão tradicional, abrindo assim os olhos para a importância do brincar.

As instituições deviam investir na capacitação de seus professores, para que assim aprendam novos métodos resultando em professores mais motivados criando planos para aulas mais atrativas.

OBJETIVOS

Geral

Analisar a importância do brincar na escola básica como espaço de interação social e desenvolvimento cognitivo e humano.

Específicos

  • Identificar a influência cultural que as brincadeiras são submetidas.
  • Verificar como o professor estimula as brincadeiras.
  • Indicar que as atividades devem ser dirigidas, com temas relacionados para que haja desenvolvimento infantil.

JUSTIFICATIVA

Ao trabalhar o lúdico com a criança não se está abandonando a seriedade nem a importância dos conteúdos a serem apresentados as crianças. Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança por isso são indispensáveis para o seu desenvolvimento sadio, possibilitando assim o aperfeiçoamento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos, a criança se comunica consigo mesma e com o mundo. Mostrando aos professores a importância do lúdico assim provocando-os para que insiram o brincar e seus projetos-educativos.

Utilizando de jogos os professores podem deixar seus alunos mais motivados e assim ficariam mais propensos a participar das aulas contando experiências e informações. O jogo estimula o pensamento contribuindo para a personalidade.

Atualmente com o capitalismo as crianças brincam cada vez menos, com o amadurecimento precoce, o excesso de atividades e a redução do espaço físico. Com a modernização dos brinquedos não sobra tempo para o faz de conta. E a escola tem uma importância real na vida dessas crianças.

Em escolas públicas ou privadas, a forma dos professores trabalharem as brincadeiras é apenas com o objetivo de recreação de forma dispersa, sem um planejamento. O brincar deve ser também uma forma de aprender e não apenas uma atividade para as crianças ficarem cansadas.

O brincar pode ser visto como um recurso para que as crianças aprendam a enfrentar o mundo todos os seus desafios, não pode ser classificada apenas como passatempo, pois é uma atividade essencial, por meio dela a criança aprende a reproduzir seu cotidiano e aprende a lidar com ele.

REVISÃO DE LITERATURA

Vygotsky (1998, p. 105) chama a atenção quando afirma que definir “o brinquedo como uma atividade que dá prazer à criança, é incorreto”. O autor destaca a importância de a brincadeira não ser, apresentada a criança apenas como um meio para satisfazer ou uma distração. As brincadeiras servem para o desenvolvimento da criança ensinando-a lidar com a realidade.

O autor concebe a imaginação como:

Um processo psicológico novo para a criança em desenvolvimento; representa uma forma especificamente humana de atividade consciente, não está presente na consciência de crianças muito pequenas e está totalmente ausente em animais. Como todas as funções da consciência, ela surge originariamente da ação e na interação com o outro (VYGOTSKY, 1998, p. 106).

Zanluchi (2005, p. 89) reafirma que “quando brinca, a criança prepara-se a vida, pois é através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o mundo físico e social, bem como vai compreendendo como são e como funcionam as coisas”. Assim, destacamos que quando a criança brinca, parece mais madura, pois entra, mesmo que de forma simbólica, no mundo adulto que cada vez se abre para que ela lide com as diversas situações.

Na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados nota-se a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança, em situações que a criança é estimulada, começa a expressar seu caráter traçando seu próprio desenvolvimento.

O brincar é elaborado com a intenção de propiciar experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua idade, são fontes de interação lúdica e afetiva e um facilitador na aprendizagem nesse sentido o autor:

Carvalho (1992, p. 14) afirma que:

Desde muito cedo o jogo na vida da criança é de fundamental importância, pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos se mentais e sem se sentir coagida pelo adulto, começa a ter sentimentos de liberdade, portanto, real valor e atenção às atividades vivenciadas naquele instante.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com