A Importância do professor na rotina dos alunos de Educação Infantil, a Proposta Pedagógica
Por: Susane Ibaldo • 29/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 540 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Tem como objetivo este trabalho conhecer o espaço educativo empreendendo uma atitude investigativa.
Durante a observação e pesquisa, visei a importância do professor na rotina dos alunos de Educação Infantil, a Proposta Pedagógica, o espaço escolar e a essência do ato educativo dos atores que estão envolvidos diretamente com a criança.
2 DESENVOLVIMENTO
A observação e pesquisa foi realizada na Escola Luterana Comunitária de Ensino Fundamental Santa Cruz, situada na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, na rua Nossa Senhora da Conceição, 378.
A Escola Santa Cruz faz parte de uma rede de escolas comunitárias. Hoje, as Escolas Comunitárias Canoas atendem mais de dois mil alunos nas suas três escolas - Escola Martinho Lutero (1.050 alunos), Escola Santa Cruz (500 alunos) e Escola São Mateus (800 alunos).
A atual diretora da escola é a professora Cátia Beck, que coordena as escolas da rede - Martinho Lutero, Santa Cruz e São Mateus - e atua como diretora pedagógica nesta instituição, mantendo a missão de que o processo de ensino-aprendizagem requer um olhar cuidadoso, fundado no amor, no profissionalismo, na competência e também na convicção de que todos aprendem mesmo que de forma diferente e ao seu tempo. Assim preparamos nossas crianças para a vida, mostrando a cada um que passa por nós, a palavra de Deus.
A Escola Santa Cruz, foi fundada em março de 1982 pelo Sr. Arno Borkert e sua esposa Etna Bierhals Borkert com a intenção de ajudar a comunidade, pois não existiam escolas no bairro. Construíram uma sala e deram início às atividades com aproximadamente 126 alunos. Inicialmente, era uma extensão da primeira escola fundada pelo casal, a Escola Comunitária Dr. Martinho Lutero, que hoje está localizada no bairro Harmonia. Atualmente a diretora é a Larissa Speb.
Atendendo crianças de classe média baixa e baixa, prestando auxílio no que é possível, a escola recebe doações (roupas, matéria escolar, mobílias escolares). As doações são utilizadas para a construção de um ambiente agradável na escola. A escola oferece diversas atividades, nos horários de aula e também no turno inverso ao que o aluno estuda, envolvendo-as com a educação, esporte e cultura.
Como atividades artísticas, é oferecido aos alunos um grupo de teatro, coordenado pelo pastor Altair e pelas professoras. Tendo também o projeto Destaque, realizado durante o período letivo, onde serão homenageados aqueles alunos que desempenharem suas funções com afinco e determinação, no cumprimento dos objetivos propostos, coordenado pela orientadora Débora Uker. Alunos que conseguem se superar e atingem um desenvolvimento em vários aspectos: cognitivo, emocional, social e espiritual. É feito também um destaque especial em relação às turmas, como organização, ornamentação, colaboração com a conservação do patrimônio escolar, conscientização ambiental, atividades em grupo, assiduidade, pontualidade e comprometimento e organização estudantil.
Como atividades esportivas, com a professora Paula de psicomotricidade que ministra uma aula por turma durante a semana. Existe o grupo de futebol feminino, masculino e a equipe de corrida (que faz seus treinamentos em volta de um grande açude artificial na escola).
Como atividades culturais, oferece a presença de pessoas voluntárias que ministram palestras, atividades dinâmicas, teatro, oficinas de pintura, reciclagem, dentre outras. Neste ponto, vale destacar a estrutura já montada para realizar a construção de uma estufa utilizando garrafas pets e, num futuro próximo, o cultivo de mudas para distribuição na comunidade. Essas mudas serão retiradas da horta da escola, e oferecido na merenda todos os dias com diversos legumes (couve, tomate, cebolinha, salsinha, beterraba, espinafre e cenoura).
No aspecto religioso, Santa Cruz é uma escola luterana, com princípios e valores definidos. O pastor que atende procura fazer um trabalho diferenciado com as crianças, sempre levando a palavra de Deus através de histórias bíblicas, filmes, teatro, cultos especiais (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Amigo, Natal, Páscoa, encerramento de semestre) e também fazendo a semana bíblica com gincana, atividades especiais e, em todas as quartas-feiras, uma devoção especial na capela localizada dentro do pátio da escola.
A escola trabalha para ter as crianças sempre na escola, aprendendo, ensinando, criando e produzindo. O objetivo é ter uma escola com vida, repleta de amor, respeito e muita dedicação para que as crianças atendidas se tornem pessoas capazes de amar, perdoar e ao mesmo tempo viver a vida. Aprendendo que a família e a escola são a base para um futuro promissor e repleto de realizações.
A turma observada foi da Educação Infantil (4 anos), que é composta por 25 alunos, a titular da turma é a professora Daiana, neste dia participei da rotina, desde o início (recepção) até o final (despedida). Separei a rotina por momentos, que são:
1º momento: Recepção dos alunos na porta da sala, os quais aguardam em fila para a entrada.
2º momento: Roda da conversa- A professora Daiana iniciou com uma devoção e oração, dando sequência com a música de chegada, “Boa tarde coleguinha!”, assim iniciam as trocas de experiências, cada um fala o que fez no dia anterior, contam novidades e bagunças que aprontaram, após todos que quiseram falar, a professora lhes conta o que farão no dia.
3º momento: Hora do conto com a história “Menina bonita do laço de fita”, foi utilizado como recurso “palitoches” que a professora confeccionou. Após, realizaram atividade com tinta, recorte e desenho.
4º momento: Hora do lanche, fizeram fila e se dirigiram ao refeitório, sentaram e oraram, em seguida a merendeira Viviane, serviu o lanche que a escola oferece às crianças, estas também levam suas lancheiras
...