A Importância Da Musicalização Na Educação Infantil
Por: Alexandre Pinheiro • 25/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.235 Palavras (5 Páginas) • 74 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Alexandre Martins Pinheiro¹
Maria Jumara de Morais Guerreiro
Pábula Kaline Nascimento Oliveira
Sinthia Mendes Braga
Sueli Diniz de Oliveira
Letícia Maria Strey²
- INTRODUÇÃO
A construção deste trabalho de pesquisa que tem como tema “a importância da musicalização na educação infantil” cujo objetivo é mostra à música como um instrumento de aprendizado e suas contribuições nesse processo que vem ao longo da história desempenhando um papel importante no desenvolvimento humano. Mostrando através de estudos que a musicalização usada na aprendizagem, torna as aulas dinâmicas, motivadoras, participativas e contextualizando com a realidade e principalmente na educação infantil que contribuir na coordenação motora, percepção visual, oralidade e a curiosidade. Elaboramos uma breve análise de como os educadores podem aplicar a música de forma lúdica no ensino dos anos iniciais. Esse estudo tem como base pesquisas feitas em artigos educacionais elaborados por estudantes da área educacional, mestres, pesquisadores.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio (SANTANA, 2016, p. 9).”
A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, politicas etc. Faz parte da educação desde muito tempo, sendo que, na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia. (SANTANA, 2016, p. 9)
Conforme Santana (2016, p.10) “A música no contexto da educação infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos os quais alheios às questões próprias dessa linguagem, tem sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos.”
A importância da inserção musical na educação infantil também está fundamentada na própria Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (Lei no 9394/96) quando afirma que a finalidade da educação infantil está relacionada ao desenvolvimento integral da criança, ou seja, pensando nesses termos, a música assume um papel fundamental no processo de desenvolvimento infantil em seus vários aspectos. (SANTANA, 2016, p.11)
Segundo relata Silva (2013), O uso da musicalidade dentro da sala de aula tem sido muito importante, e traz para as crianças bons resultados no seu desenvolvimento, mas as instituições de ensino ainda deixam muito desejar, pois a maior parte delas não tem inserido a musicalidade em seu currículo escolar, preferem usar a rotina de tarefas de costume diário.
“Na etapa de alfabetização a criança deve ser estimulada com a música. Através das canções infantis nas que as sílabas são rimadas, repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar.” (SILVA, 2013, p.22)
A educação musical é um fator motivador que leva os alunos a buscarem novas aprendizagens, em diferentes disciplinas, se for bem trabalhada, pois ela desenvolve: a socialização, o raciocínio, a atenção, a criatividade, a concentração, a alfabetização e a coordenação motora e outros dons e aptidões como explica (Snyders,1992 p.5)
Conforme Selent e Koscheck (2019) “Entender a música como um instrumento facilitador e motivador no processo de formação da criança na educação infantil. Quando elaborada para um trabalho educativo.”
Sendo o professor, um ser importante tanto no que se refere ao seu planejamento como a sua atuação efetiva na vivencia de sala de aula. Conforme a Lei nº 11.769, passa a ser então conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica no Brasil. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (LDBEN 9.394/96, título V, capítulo II, seção II, art. 29), a educação infantil constitui a “primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. (Selent e Koscheck, 2019)
Selent e Koscheck (2019) Destacam que a música com certeza facilita no processo de ensino aprendizagem e contribui na construção de saberes, mas tem que ser incentivada desde os primeiros meses de vida da criança e sendo realizada com prazer, pode trazer benefícios naturalmente e positivamente. O professor também tem um papel muito importante pois precisa auxiliar os pais nesse desafio pra que possam fazer uma reflexão mais crítica e respeitosa, sem preconceitos do uso da música nas atividades. Assim a música infantil oferece um lado lúdico que faz parte do processo de formação da criança e sendo valorizado, é de grande importância para a aprendizagem e a reflexão do meio em que vive.
3. METODOLOGIA
Este artigo foi idealizado através de pesquisas em sites especializados em artigos científicos.
O que é musicalização? A musicalização faz parte do início do nosso conhecimento em música Tendo o objetivo importante de despertar em nós o gosto pela música contribuindo pra nossa formação humana, ela traz pra nossa vida a socialização com outras pessoas através da brincadeira expressão cultural como a dança tem a finalidade de introduzir o ser humano no campo de compreensão musical através da música a criança desenvolve percepção auditiva, visual, tátil, a inteligência artística e a sensibilidade. O lúdico funciona como elemento motivador para o desenvolvimento da expressão musical em processo cujos os principais elementos são a imitação a percepção e a criação.
...