TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Brincar Na Educação Infantil

Por:   •  1/7/2024  •  Resenha  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 4

1.5 A INTERFERÊNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO TRABALHO

DESENVOLVIDO PELO PROFESSOR.

A psicopedagogia se apresenta como uma área cujo sua finalidade é o estudo do processo de aprendizagem do ser cognoscente, visando facilitar a construção da aprendizagem, interver nas dificuldades nesse processo e garantir a autonomia desse educando. Sempre embasado nos recursos disponíveis para uma intervenção de qualidade.

A realidade de muitas salas de aulas em alguns casos é bastante complicada no que se refere a quantidade de aprendentes, muitos professores relatam sobre essas questões pois acabam não conseguindo ter uma visão ampla e individual sobre determinado educando que venha apresentar algum tipo de dificuldade no processo de ensino aprendizagem. O psicopedagogo nessa situação juntamente com o professor e a família em uma avaliação terá mais precisão na intervenção por se tratar de uma análise individualizada a única sobre cada aluno.

Para SCOZ (1991), a psicopedagogia é uma área que estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve integrar vários campos do conhecimento com o objetivo de compreender esse processo e os problemas encontrados.

O psicopedagogo aqui se apresenta como somador no processo de ensino aprendizagem que é desenvolvido em sala de aula, visto que o foco dessa intervenção é identificar problemas relacionados a esse processo como por exemplo os transtornos de aprendizagem, sabendo que crianças que apresentam algum transtorno precisam de uma adaptação de currículo que se adeque a sua realidade de vida, não apenas nesse ponto, mas, também e relação ao acompanhamento quando a problemática trazida pelo educando é uma dificuldade de aprendizagem, ou seja, algum acontecimento externo que esteja dificultando ou atrapalhando esse processo de ensino aprendizagem.

É importante ressaltar que o trabalho do psicopedagogo não é centralizado apenas nos déficits e alterações subjetivas do aprender, aqui o profissional da área também se apresenta como um facilitador que potencializa, avalia a potencialidade do aprendente somando assim diretamente ao processo que o professor faz em sala de aula.

KIGUEL (1983) ressalta que a Psicopedagogia se encontra em fase de organização de um corpo teórico específico, visando à integração das ciências pedagógicas, psicológica, fonoaudiológica, neuropsicológica e psicolinguística para uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem humana.

O trabalho do psicopedagogo então se apresenta, portanto, não como reeducativo, mas, sim como uma atuação terapêutica que está centralizada na aprendizagem do educando, buscando uma analise mais profundo de todo processo de aprendizagem com um olhar individualizado para cada indivíduo.

1.6 QUAL O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA

O psicopedagogo educacional tem o trabalho colaborativo e preventivo, assessorando no contexto educacional. Segundo Bossa, "pensar a escola à luz da Psicopedagogia, significa analisar um processo que inclui questões metodológicas, relacionais e socioculturais, englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende, abrangendo a participação da família e da sociedade".

O psicopedagogo nesse contexto em parceria com todos que formam o corpo escolar desenvolve um trabalho na busca do desenvolvimento integral do aprendente, é sabido que muitos são os desafios encontrados pela escola na busca desse objetivo.

A escola caracteriza-se como um espaço concebido para realização do processo de ensino/aprendizagem do conhecimento historicamente construído; lugar no qual, muitas vezes, os desequilíbrios não são compreendidos (GASPARIAN, 1997, p.24)

Logo o papel do psicopedagogo no contexto escolar é de auxiliar na formação global do educando e no seu sucesso escolar, utilizando-se de métodos e técnicas, ou seja, a junção da teoria e prática que são capazes de reduzir os problemas do processo educativo. Auxiliando os professores, a coordenação pedagógica e gestores na reflexão sobre o papel da educação diante das problemáticas no processo de ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com