A Importância da Literatura Infantil Juvenil
Por: angelina1955 • 18/10/2015 • Resenha • 920 Palavras (4 Páginas) • 375 Visualizações
A Importância da Literatura Infantil Juvenil
Podemos afirma que a literatura infantil é uma das fontes mais importantes no processo de formação do individuo. O ato de ler é uma conquista do processo evolutivo do ser humano, é nela que se concentra toda memória de um povo, como a cultura, as ideias e todas as coisas elaboradas e conservadas pelo homem, visto que a palavra é o único caminho para a evolução de um povo, e necessário que a literatura infantil ou juvenil, cumpra seu papel na transformação da sociedade.
A escola é um dos espaços importantes para as realizações de leituras para quem não tem alternativa, e assim adequar o ser humano a para uma melhor consciência do mundo.
As experiências, debates e propostas para reformas educacionais tem-se multiplicado de maneira significativa, principalmente no âmbito da língua e da literatura, o livro, a palavra escrita, que atribuímos maior responsabilidade na formação da consciência do mundo das crianças e dos jovens.
Nenhuma forma de ler no mundo é tão eficaz e rica quanto a que a literatura infantil. É fundamental que a literatura seja sempre considerada de modo global e complexo em sua pluralidade.
Literatura é uma linguagem que especifica que expressa uma determinada experiência humana, e dificilmente poderá ser definida com exatidão. Cada época compreendeu e produziu a literatura a seu modo, cada época destinou as crianças a conhecer as ideias e valores ou dês-valores que cada sociedade se fundamentou.
No encontro com a literatura, os homens tem a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida, em um grau de intensidade não igualada por nenhuma outra atividade. As diferenças que a singularizava são determinadas pela natureza do leitor/receptor: a criança.
E como a criança era vista como um “adulto em miniatura” os primeiros textos infantis resultaram em adaptações de textos escritos para adultos extraindo as dificuldades de linguagens ou reflexões que estariam acima da compreensão infantil; retirando as situações ou os conflitos não exemplares e realçando principalmente as ações das obras literárias e assim reduziam seu valor intrínseco, mas atingiu o novo objetivo, atrair o pequeno leitor/ouvinte e leva-la a participar das diferentes experiências que a vida pode proporcionar, no campo real ou do maravilhoso.
Assim a inclusão do leitor em determinada “categoria” depende não só da faixa etária, mas do nível de amadurecimento biopsiquico-afetivo-intelectual de conhecimento domínio do mecanismo da leitura.
Daí surge às indicações de livros para determinada “faixa etária” como acentua NELLY NOVAIS COELHO (2000, P.27). A literatura infantil é, antes de tudo literatura, ou melhor, é arte,fenômeno de criatividade que representa o mundo,homem, a vida através da palavra.Funde os sonhos e a pratica da vida, o imaginário e o real, as ideias e sua possível/impossível realizações.......
Chapeuzinho Vermelho
[pic 1]
Era uma vez... Uma linda menina que desde pequenina gostava de usar capas com um chapeuzinho bem vermelho. Um dia sua vovó decidiu presente-ala com uma bela capa vermelha com um capuz e, daquele dia em diante a menina não quis mais saber de vestir outra roupa, passando a ser chamada de chapeuzinho vermelho.
Ela era uma boa menina, alegre e esperta que vivia com sua mãe numa pequena vila perto da floresta. Um dia, a pedido de sua mãe, a menina vai levar os docinhos a sua vovozinha que esta doente e mora na sozinha no final de um caminho na floresta.
A mãe recomenda a chapeuzinho que tome cuidado. Não converse com estranhos e vá direitinho, sem desviar do caminho certo, pois há muitos perigos na floresta.
Ainda muito inocente e cheia de imaginação, a menina não segue as recomendações da sua mãe e, ao atravessar a floresta, fica encantada e atraída pela beleza do mundo á sua volta. Colhendo algumas flores e correndo atrás das borboletas, acaba distraindo-se e toma o caminho mais curto é também o mais perigoso aonde é vista por um lobo, conhecido como Lobo Mau.
Era tudo que o Lobo Mal precisava! Ardiloso, malicioso e consciente da indefesa coloca-se no caminho de chapeuzinho e provoca um diálogo amigável que a deixa confiante a ponto de ensinar-lhe o caminho mais rápido até a vovozinha.
O gentil Lobo mal sugere que a menina, por segurança, volte e tome o caminho mais longo. Assim, chapeuzinho segue o conselho do lobo e, este, na ânsia de devorar a menina, segue o caminho mais curto e chega á casa da vovó antes de Chapeuzinho.
Fingindo ser a netinha, o lobo consegue enganar a pobre velhinha, engolindo-a logo em seguida.
Ao chegar a seu destino, chapeuzinho encontra sua vovozinha muito estranha, deitada na cama e é convidada por ela a deitar-se ao seu lado, iniciando assim o famoso dialogo de chapeuzinho vermelho para com a vovó.
Porque esses olhos tão grandes? Ela responde:
_Ô minha querida, são para te enxergar melhor.
Porque essas orelhas tão grandes?
_ São para te ouvir melhor.
E porque essa boca tão grande?
_ É para te comer!
Entretanto para sorte de chapeuzinho e de sua vovozinha, passava por ali um caçador que abriu a barriga do lobo e regatou com vida a menina e a vovó. E chapeuzinho Vermelho prometeu a si mesmo nunca mais esquecer os conselhos da mamãe.
O lobo? Bem, como castigo foi colocado pedras dentro da sua barriga e ao tentar correr não conseguia devido ao peso e cai no chão morto!
FIM!!!
Referencias:
[pic 2][pic 3][pic 4]http://livrospralerereler.blogspot.com.br/2013/10/chapeuzinho-vermelho-lobo-mau-e-vovo.html?m=1
Bibliografia:
|COELHO,Noelly Novaes.Literatura Infantil 7ª Edição -Ano 2000
.
.
...