TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Brincar na Educação Infantil

Por:   •  4/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.145 Palavras (33 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 33

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar a importância do brincar na educação infantil.

O brincar estimula socialização da criança e possibilita novas descobertas, aguça a curiosidade.  É preciso que os pais não encham a agenda dos filhos impedindo de brincar. O brincar é um momento importante para a criança. Hoje a preocupação dos pais, é comprar brinquedos caros para a criança, mas isso não importa, o que ela precisa são de brincar, os pais precisam entender que já foram crianças, e tiveram também a oportunidade de expressar sua emoção e dar liberdade à imaginação através das brincadeiras.

 A escola precisa valorizar o brincar como fonte de prazer entre as crianças, pois o brincar estimula valores sociais, sem discriminação, raça, cor e condições sócias culturais.

No primeiro capítulo este trabalho fala sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.

O segundo capítulo aponta para a importância de criar espaço de brincar e fala um pouco sobre a brinquedoteca.

O terceiro capítulo apresenta um projeto sobre as brincadeiras de rua desenvolvido no Centro da Criança e do Adolescente Frei Reginaldo.

A educação infantil abrange a criança na faixa etária de 0 a 5 anos de idade. O objetivo da educação infantil é o desenvolvimento integral das crianças nos conhecimentos sociais e culturais. A criança com a simplicidade de ser, de pensar, de ver o mundo do seu jeito, adquire desde cedo à paixão pelo brincar. Ao aproximar-se das pessoas, a vida do ser humano é constituída historicamente e passa por várias mudanças ao longo do tempo. É fundamental que a criança tenha a oportunidade viver no mundo da imaginação e desenvolver a sua linguagem simbólica.

                                                   

  1. CAPÍTULO: O PAPEL DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Froebel nasceu na Alemanha no dia 21 de abril 1782-1852, formou-se professor e fundou a escola de educação infantil em 1816, criou o jardim de infância, pondo em pratica as atividades pedagógicas, brincadeiras, músicas. Froebel é considerado o melhor e maior reformador da pedagogia, ciência, percebeu a capacidade de cada indivíduo no desenvolvendo os dons, suas ideias com um novo olhar, para brincá-lo. Para Froebel adulto deve dar atenção para criança, num convívio saudável.

A escola possibilita para criança liberdade de aprender e compreender a linguagem de viver a realidade, interagindo com outras crianças, desenvolvendo o raciocínio.

 As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não é apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Com base na observação das atividades dos pequenos com jogos e brinquedos, Froebel foi um dos primeiros pedagogos a falar em autoeducação, um conceito que só se difundiria no início do século 20, graças ao movimento da Escola Nova.

Hoje existem novas tecnologias enriquecendo cientificamente os jogos desenvolvendo a imaginação a linguagem e produzindo valores, interesses pessoais, culturais e sociais. Atualmente há uma diferença entre o menino que brinca com brinquedo de guerra, e as meninas com bonecas, como se fosse filho, dependem da imaginação de cada um. Há outros brinquedos antigos substituindo os livros, filmes. Cada país tem sua cultura, por isso a criança constrói seu próprio brinquedo inovando cada vez mais suas ideias e respeitando suas origens.

Outro pensador que trouxe grandes contribuições para a importância do brincar foi Vygotsky, em seu livro Pensamento e Linguagem, o autor coloca.

O jogo é importante no início da vida da criança, antes de ir para escola, desenvolve o equilíbrio do corpo, adquirindo conhecimento aproximando- se das outras crianças, para criar seus brinquedos sem precisar da ajuda do adulto, isso faz a criança alcançar um padrão determinando seus objetivos sem se cansar, acreditando no seu desempenho de forma natural ampliando no mundo real sua imaginação.        

As crianças, desde o nascimento, estão em constante interação com os adultos, que ativamente procuram incorpora-las a suas relações e a sua cultura. No início, as respostas das crianças são dominadas por processos naturais, especialmente aqueles proporcionados pela herança biológica. É através da mediação dos adultos que os processos psicológicos mais complexos tomam forma. É através desta interiorização dos meios de operação das informações, meios este historicamente determinado e culturalmente organizado, que a natureza social das pessoas tornou-se igualmente sua natureza psicológica. O desenvolvimento está, pois, alicerçado sobre o plano das interações. Vygotsky considera, portanto, as relações sociais como construtivas das funções psicológicas do homem.

Para analisar a brincadeira na educação infantil é necessário um lugar apropriado e disponível para criança tenha o direito de entrar e sair, e de escolher a brincadeira, sem a intervenção do professor, aprenda ouvir, falar junto com os colegas, mostrando seu desempenho criando suas ideias, e tomando decisões. Para a criança não importa o tamanho do brinquedo, a qualidade do brinquedo, mas o que sente quando ganha, é muito mais importante, a alegria e o prazer.

O educador deve observar se a criança só tem uma forma de brincar, e como está brincando, se tem interesse pelo brinquedo e preparar o ambiente, é a oportunidade para desenvolver vários brinquedos juntos com os grupos, aprender respeitar o desejo do colega, não brigar pelo brinquedo aprender falar: por favor, ter paciência. A criança tímida sente-se isolada dos outros, mas através dos movimentos, como pegar nas mãos, ela vai perdendo a timidez descobrindo interesse pelas atividades, vendo como é importante participar desses movimentos com a comunidade.

O professor deve avaliar o lugar onde as crianças brincam e pensar o que fazer para melhorar a construção do brinquedo, o desenvolvimento da criança, pensar no espaço, e ensinar as crianças arrumar os brinquedos é importante desde cedo à criança aprender organizar seus próprios brinquedos na escola, em casa.

Os educadores devem resgatar as brincadeiras, as cantigas de sua infância, dos pais, avós, e ensinar para as crianças em sala de aula, muitas vezes educadores tem vergonha de mostrar sua cultura, por mais que tenha vivido uma infância feliz, de brincar fazendo casinha de areia, cavalo de pau, porque algumas crianças de hoje não sabem, só brincam com brinquedo industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)   pdf (282.5 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com