A Importância do Lúdico na Alfabetização Infantil
Por: miberg • 4/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.839 Palavras (8 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ivonete Aparecida de Souza Leal – 7937702279
Maria Eleuza de Almeida – 431635
Vanderlice R. da Silva Biss – 7986733917
Fernanda Cristina de Castilho – 435621
Maiele Luzia Bergmann Wagner – 8113728153
Projeto de Pesquisa: A Importância do Lúdico na Alfabetização Infantil.
Sete Quedas – MS
2017
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ivonete Aparecida de Souza Leal – 7937702279
Maria Eleuza de Almeida – 431635
Vanderlice R. da Silva Biss – 7986733917
Fernanda Cristina de Castilho – 435621
Maiele Luzia Bergmann Wagner – 8113728153
Projeto de Pesquisa: A Importância do Lúdico na Alfabetização Infantil.
Projeto de Pesquisa: A Importância do Lúdico na Alfabetização Infantil apresentado como requisito para a aprovação no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera Educacional.
Sete Quedas – MS
2017
Sumário
IDENTIFICAÇÃO................................................................4
TEMA..................................................................................5
JUSTIFICATIVA..................................................................6
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .........................................7
MATERIAL E MÉTODOS....................................................10
CRONOGRAMA.................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................12
Identificação
Nome: Fernanda Cristina de Castilho
Registro Acadêmico (RA): 435621
Curso: Pedagogia
Semestre: Semestre: 7°
Polo ou Unidade de Ensino: Sete Quedas MS
TEMA: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL.
DELIMITAÇÃO DO TEMA.
Pesquisa bibliográfica sobre a Inclusão de projetos e atividades lúdicas nas aulas das crianças das séries iniciais, e sua eficácia na alfabetização, tendo como objetivo analisar as contribuições do lúdico no trabalho com a alfabetização sob a luz da psicologia educacional. A relevância do lúdico no desenvolvimento da criança tem sido demonstrada por inúmeros autores que atestam a sua importância já que proporciona muitas maneiras de levar a criança a aprender de forma motivada e significativa.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.
- Qual a eficácia das metodologias utilizadas para a inserção de jogos apropriados para essa determinada idade?
- De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico?
HIPÓTESE.
Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas realmente eficazes que possam conter no campo técnico brincadeiras e jogos, para as crianças aprenderem de uma forma mais inovadora?
OBJETIVOS.
- GERAL: Demonstrar a importância da inserção e a eficiência de jogos lúdicos, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.
- ESPECÍFICO:
- Analisar a eficiência e a importância do lúdico no ensino das crianças com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho.
- Perceber as possibilidades e os limites das crianças, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no dia-a-dia de cada uma delas.
JUSTIFICATIVA.
Na Educação Infantil nas séries iniciais, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e frequência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a autonomia e a cooperação. Propor um espaço para brincar e conviver com os outros, a Educação Infantil destacam a interação com os diversos aspectos da cultura como eixo estruturante da aprendizagem nesse segmento escolar.
Os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos. Aprender jogando é a maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensinar. Desta forma os alunos da sala de recursos estão, de maneira lúdica, através de jogos em sala de aula aprendendo de forma diferenciada.
Nos dias atuais não vemos mais isto acontecer, pois ninguém mais tem tempo para brincar com seus filhos, o que se vê é cada vez mais um número maior de escolinhas de esportes, escolas de línguas, de computação, de danças, entre outras. Não há mais como ausentar o lúdico do processo pedagógico, pois ele é o agente de um ambiente motivador e coerente. Ao se separar as crianças do ambiente lúdico estão automaticamente ignorando seus próprios conhecimentos, pois quando a criança entra na escola ela já possui muitas experiências que lhes foram proporcionadas através das brincadeiras e do jogo.
Não devemos negar que a escola tenha também o seu lado sério, o problema é a forma pela qual ela interage com as crianças. O fato de apresentar-se séria não quer dizer que ela deva ser rigorosa e castradora, mas que ela consiga penetrar no mundo infantil para á partir daí poder desempenhar a sua real função de formadora afetivo intelectual. É necessário que a mesma valorize a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o lúdico, o prazer do estudo, sem, contudo reduzir a aprendizagem ao que é apenas prazeroso em si mesmo.
...