A Introdução á Psicologia
Por: 040.046.381-43 • 10/6/2020 • Trabalho acadêmico • 463 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
1- De que a analise da consciência era limitada, e que a compreensão do comportamento humano dependia do inconsciente, que sua psique seria estudada em regiões: Id, ego e superego. Da possibilidade do inconsciente influenciar a conduta.
2- Id- é a estrutura que contem a herança psicológica, é o componente biológico da personalidade, o individuo ao nascer é puro ID.
Ego - componente psicológico da personalidade, responsável pelo contato com o ambiente, é capaz de diferenciar a realidade subjetiva da mente da realidade do mundo externo.
Superego- componente social da personalidade, decide se algo é certo ou errado de acordo com padrões sociais vigentes, bloqueia os impulsos do Id.
3- Id são os instintos, o ego constitui a sede de quase todas as funções mentais e superego é censura. Assim o id comanda funções básicas do individuo, o ego realiza os objetivos do id, superego censura ações do ego caso sejam impróprias.
4- Fase oral- a criança fica irritada quando perde a chupeta, esta dá sensação de prazer e conforto á criança pois remete ao prazer que vem da sucção do seio materno. Nessa fase a zona erógena é a boca e sua extensão.
Fase anal- a criança observada possui retenção das fezes, mais tarde essa criança apresenta comportamentos de querer guardar alimentos e ficar com medo de consumir e acabar. Nessa fase o prazer e desprazer está na expulsão ou retenção das fezes.
5- projeção- marido tem pensamentos de infidelidade e começa a acreditar que a esposa que está tendo esses pensamentos e até um caso/ mulher se sente atraída por outra mulher e passa a acreditar que o marido está se sentindo atraído.
repressão- homem sofreu acidente e não se lembra de nada/ criança sofreu abuso e não se lembra de nada, mas desenvolveu transtornos como ansiedade e depressão.
formação reativa- pessoa extremamente moralista que se diz cristão mas abusa de criança/ pessoa homofóbica que na verdade se sente atraído por pessoas do mesmo sexo.
6- O estudo dessas descobertas e teorias torna o profissional de educação capaz para lidar com situações que pedem conhecimento profundo e compreensão das ações do id, ego, superego e desenvolvimento da libido. ex: Desmame, o êxito na resolução desse conflito irá desencadear no individuo sentimentos de confiança e segurança, diminuindo a proporção de desenvolver comportamentos de fixação oral como beber, fumar.
7- Foi marcante ver como o desenvolvimento da personalidade do indivíduo pode ser influído através do reflexo das suas experiências, sendo preciso estar preparado para auxiliá-lo de forma a criar uma boa estrutura em várias áreas como: social, corpo, psique, gerando capacidade de conviver e solucionar seus conflitos e problemas.
...