A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Por: anataiti • 9/3/2021 • Trabalho acadêmico • 1.349 Palavras (6 Páginas) • 198 Visualizações
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Anhanguera - UNIDERP
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Nome: ALYNE DE FATIMA DOS REIS MENDES
ANA PAULA DE ARAÚJO
ILTA MOREIRA SALGADO
SOLANGE ALVES PEREIRA
THAIZ MORAES VIEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL
Ceres - GO
2020
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Anhanguera - UNIDERP
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Nome: ALYNE DE FATIMA DOS REIS MENDES
ANA PAULA DE ARAÚJO
ILTA MOREIRA SALGADO
SOLANGE ALVES PEREIRA
THAIZ MORAES VIEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL
Trabalho apresentado à Anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial à aprovação no 4° semestre do curso de licenciatura em Pedagogias
Ceres - GO
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1_Gamificaçao e as possibilidades de trabalho a partir de sua utilização
2_Plano de aula...........................................................................................................................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A Gamificação na educação tem sido uma estratégia eficaz para promover o aprendizado e aumentar o engajamento. A Gamificação surge com o intuito de utilizar os jogos no contexto escolar para despertar o interesse, desenvolver a criatividade e aumentar a participação em sala de aula.
A Gamificação pode ser usada em diversos ambientes, ela e uma forma inovadora de ensinar e aprender através de jogos ela definida como usar os processos e dinâmicas dos jogos para engajar pessoas e resolver problemas.
Ela possui uma forma inovadora de ensinar e aprender através de jogos ela definida como usar os processos e dinâmicas dos jogos para engajar pessoas e resolver problemas.
1_Gamificação e as possibilidades de trabalho a partir de sua utilização
Gamificação é uma forma inovadora de ensinar e aprender através de jogos e melhorar o aprendizado.
A escola é um lugar para se aprender conteúdos de diferentes áreas do conhecimento onde se prevê o desenvolvimento intelectual do aluno e de seu pensamento o cérebro humano funciona melhor quando é constantemente estimulado.
Um dos objetivos da Gamificação é engajar, comprometer e recompensar os usuários e também consiste em utilizar recursos de jogos em outros contextos, como na educação
Os benefícios da Gamificação na educação
- Melhora a memória.
- Os jogos promovem uma série de estímulos visuais que, associados ao conteúdo escolar, estimulam a memória do aluno.
- Torna o processo de aprendizagem mais prazeroso.
- Desenvolve a autonomia. .
- Estudantes mais concentrados.
- Aprimora os resultados dos alunos.
A Gamificação possui estratégias eficazes para potencializar o aprendizado despertar a curiosidade e aumenta o engajamento dos alunos, além de ser repleta de desafios propostos em seus jogos.
A gamification na educação tem uma área bem ampla de atuação, pode ser usada na educação utilizando elementos de jogo para motivar a ação, auxiliar na solução de problemas e promover a aprendizagem.
O processo de geração de conhecimento pode ser motivador quando a atividade se torna divertida, assim como em um jogo a aprendizagem é um processo dinâmico, contínuo, global, pessoal, gradativo e cumulativo.
A motivação é uma as principais responsabilidades da liderança e impulsiona o comportamento humano, contribuindo para o bom desempenho tem como base a articulação das experiências vividas pelos indivíduos com a proposição de novas perspectivas internas e externas.
O jogo envolve a área cognitiva do indivíduo ao passo que sua sistemática estabelece um conjunto complexo de regras orientadas a avaliação é feita de forma contínua que se houver erros no processo são identificados e erro eleva o nível de habilidade necessária para que indivíduo possa resolver aquele determinado ciclo.
O jogo pode ser praticado de diferentes formas na aprendizagem o ensino e um processo de desenvolvimento intelectual, que ocorre por meio das estruturas de pensamento do sujeito.
O jogo propicia diversão, prazer, potencializa a exploração e contribuem na construção e compreensão do conhecimento que é essencial no desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Ele permite à criança participar das tarefas de aprendizagem com motivação é um recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa.
Os jogos auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com o game e uma estratégia motivadora nas escolas.
Cada indivíduo possui uma maneira própria de aprender, a forma individual de adquirir conhecimento.
A Gamificação possui estratégias de ensino que têm como objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento através dos jogos e muito importante ajustar as formas de ensino para que todos sejam contemplados.
O professor tem um papel importante de observar elabora registros como a criança mostrou durante os jogos se aprendeu de forma adequada se realizou todas as etapas dos jogos se ouve alguma dificuldade na hora de desenvolver as atividades propostas.
2_Plano de aula
Plano de Aula | ||
Identificação | Escola | Escola Logos |
Turma | Jardim I | |
Período | Vespertino | |
Conteúdo | Jogos eletrônicos e brinquedoteca escolar: uma relação possível | |
Objetivos |
Estimular a interação, coletividade, o trabalho em equipe, coordenação motora, adequação a limites, cooperação, reconhecimento e associação das cores.
Favorecer o desenvolvimento neurocognitivo dos alunos. Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. Desenvolver a capacidade de cooperação e socialização e a autonomia do aluno | |
Metodologia |
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Recursos |
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Avaliação |
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Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. PIMENTEL, A. Vygotsky: uma abordagem histórico-cultural da educação infantil. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Org.). Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. |
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