A LUDICIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
Por: juvita • 23/11/2015 • Artigo • 3.354 Palavras (14 Páginas) • 143 Visualizações
FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE – FVJ
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E COORDENAÇÃO ESCOLAR
RAILSA DOMINGOS DO NASCIMENTO SILVA
A LUDICIDADE E SUA INFLUÊNCIANA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
MOSSORORN
2015
RAILSA DOMINGOS DO NASCIMENTO SILVA
A LUDICIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Especialização em Gestão e Coordenação Escolar, da Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ, como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão e Coordenação Escolar, sob a orientação da professora Francileide Batista de Almeida Vieira.
MOSSORÓ/RN
2015
RAILSA DOMINGOS DO NASCIMENTO SILVA
TERMO DE APROVAÇÃO
A LUDICIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Especialização em Gestão e Coordenação Escolar, da Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ, como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão e Coordenação Escolar.
Aprovado em : 30/08/2015.
Orientador:
Prof. Dra. Francileide Batista de Almeida
A LUDICIDADE E SUA INFLUÊNCIANA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
Railsa Domingos do Nascimento Costa1
RESUMO
O presente trabalho bibliográfico aborda a relação do lúdico como facilitador no processo da
aprendizagem da criança, especialmente na etapa da educação infantil. Como exemplo dessa
dimensão educativa, temos os jogos, as brincadeiras e os brinquedos que fazem parte do
universo infantil e que se fazem presentes ao longo da história da humanidade. É um trabalho
que visa mostrar o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem,
no desenvolvimento e na vida das crianças, bem como desmistificar o papel do brincar, que
não consiste apenas num mero passatempo, mas numa prática necessária ao processo
educacional de toda criança. Teve como base teórica o Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil - RCNEI (BRASIL, 1998), Almeida (1995), Rosamilha (1979), dentre
outros. Assim, entendemos que a ludicidade deve ser vista como uma possibilidade do
desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Ao participar
das atividades lúdicas, a criança aprende a comunicar-se consigo mesma e com o que está ao
seu redor, aprendendo a respeitar os outros e desenvolvendo-se integralmente.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Desenvolvimento. Ludicidade. Educação Infantil.
ABSTRACT
This bibliographical work addresses the relationship of playfulness as a facilitator in the learning process of the child, especially in the stage of early childhood education. As an example of this educational dimension, we have the games, the plays and toys that are part of childhood and they are present throughout the history of mankind. It is a work that aims to show how the playful can be an indispensable tool for learning, development and the lives of children, as well as demystify the role of play, which is not just a mere pastime, but a necessary practice to the educational process of every child. It has been based on the theoretical reference of Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (BRAZIL, 1998), Almeida (1995), Rosamilha (1979), among others. Thus, we believe that playfulness should be seen as a possibility of the development of perception, imagination, fantasy and feelings. By participating in
1Aluna do Curso de Pós-graduação, Especialização e Gestão e Coordenação Escolar, da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ), Pólo Mossoró. Mossoró/RN, 2013.
recreational activities, children learn to communicate with themselves and with what is around them, learning to respect others and developing themselves fully.
Keywords: Learning. Development. Playfulness. Early childhood education.
1- INTRODUÇÃO
A ludicidade é um assunto de grande relevância e que vem conquistando espaço na escola, principalmente na educação infantil. Essa conquista vem sendo destacada pelo simples fato do brinquedo ser o objeto principal da infância, pois o seu uso propicia melhor desenvolvimento no trabalho pedagógico, possibilitando o conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
Todo ser humano está permanentemente descobrindo e aprendendo coisas novas. Isso acontece pelo contato com o seu semelhante e pelo domínio que tem sobre o meio em que vive. A educação é um processo por meio do qual se busca o desejado, na troca de experiências, nas interações sociais.
A fantasia é algo que se faz presente em todas as etapas da vida da criança, onde os instrumentos de que ela dispõe aguçam a sua imaginação e facilita sua inserção na realidade.
Todo esse processo expressa a maneira como a criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo. O lúdico é uma das formas mais eficazes no que se refere ao desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo e social da criança, pois é através da brincadeira que a criança se encanta, sorri e faz descobrir a realidade em meio ao faz-de-conta existente.
Além disso, fornece à criança um maior e melhor desenvolvimento, seja ele cognitivo motor social ou afetivo, visto que, por meio da brincadeira, ela interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a autoconfiança, a autonomia e a curiosidade, isso devido à intensidade e, muitas vezes, ao grau e dificuldade que o jogo e a brincadeira apresentam.
Segundo o dicionário Aurélio, lúdico significa brincar. É relativo a jogos, brinquedos e divertimento. É todo e qualquer movimento
...