A MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Por: valclebio • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.345 Palavras (6 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSOR ANTONIO CORREA NETO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Antonia Clésia Guilherme Rodrigues 7599651748
Maria de Jesus Rocha 406033
Maria Michele Fortinelle 443814
Francisca Fabiana A. Oliveira 427074
Sobral
24 de abril de 2014
A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO
A história da educação tem uma finalidade, desenvolver o indivíduo para ele ser um homem de conhecimento e civilizado. Desde que a linguagem surgiu, a educação garante a sobrevivência do homem, não só na vida pessoal como na coletiva também para que cada um tenha suas diretrizes de transformação. Os estudos sobre a historia da educação é bastante raro, por muitos séculos não existiam professores e todos os adultos ensinavam os jovens. Conforme foi acontecendo o desenvolvimento, começaram a aparecer as necessidades de pessoas especializadas que garantissem a formação do sujeito. No período medieval a situação começou a mudar, os jesuítas dominaram o sistema de ensino onde a influência da doutrina cristão-católica era bem definida para a vida humana. No século xv uma nova fase da educação começa a parti desse momento a concepção do homem e do mundo se baseia numa personalidade humana livre e na realidade presente. Esse tipo de educação é despojado, prazerosa e criativa dando início a um domínio de técnicas, estudos e artes. Depois de diversas histórias, a revolução francesa tentou plasmar o educando a partir de um conteúdo programático trazendo dificuldades para sua reconstituição. Embora a história da educação possibilitará um questionamento problemático nos dias de hoje seus momentos históricos poderá trilhar caminhos novos para educação, tanto é que no séc.18, os educadores profissionais fundaram em 1835, na cidade de Niterói em rio de janeiro a primeira escola de formação dos educadores profissionais. Então se o sujeito tem força de vontade, novas ideias encontrará novas possibilidades para o estudo e se compreendermos a historia do passado poderemos contribuir para a história do futuro.
HISTÓRICO ORAL E DOCUMENTA DA ESCOLA
Dom José Tupinambá da Frota, no dia 2 de fevereiro de 1934, para colocar de pé um sonho, cedeu sua residência para ser uma escola para moças, sob as bênçãos de Nossa Senhora Sant’ Ana e, somada à abnegação de suas prediletas Filhas de Sant’ Ana, ele fundava, com larga e especial visão, o nosso colégio. Naquela época, Sobral não era o que é hoje. Imaginar que aquela pequena escola que nascia iria se transformar numa das maiores instituições educacionais da zona norte era algo, no mínimo, distante.
80 anos depois, Sobral mudou. E o Sant’ Ana mudou com a cidade. Muitas e muitas gerações passaram pela escola. Gente que ocupa os melhores lugares na administração pública e no setor privado, nas áreas humanas, científicas e tecnológicas. Ao longo de todos esses anos, no contato com essa gente, nós, do Colégio Sant’ Ana, não ensinamos apenas, nós aprendemos que a educação é algo que se constrói se aprimora pouco a pouco, passo a passo. Essa experiência está na cabeça de cada membro que compõe a nossa escola. Ela está, também, nos laboratórios, nas quadras, nas salas de aula, na capela biblioteca, no auditório, na sala de música, na sala de dança e em cada cantinho carinhosamente organizado para os nossos alunos. Foi essa experiência e a compreensão de que, tanto na escola como na vida, o que faz a diferença é a qualidade da educação que se recebe.
Isso fez com que o Colégio Sant’ Ana oferecesse um ensino completo da educação infantil ao Cursinho. Mas, apesar de tudo, mesmo sendo uma das escolas mais tradicionais da cidade, somos também uma das mais inovadoras. O Instituto das Filhas de Sant’ Ana está presente, hoje, nos cinco continentes, em quase 20 países, anunciando e testemunhando a Palavra, no carisma de sua fundadora, a beata madre rosa Gattorno.
Característica de uma Escola Filha de Sant’ Ana Comunidade que se fundamenta na realidade, na vivência do carisma e nos apelos da Igreja.
MISSÃO E FILOSOFIA
Missão
As Escolas Filhas de Sant’ Ana no Brasil têm como missão educar e evangelizar para a formação humana e cristã na ética do carisma e espiritualidade da beata Madre Rosa Gattorno.
Filosofia
A comunidade educativa das Filhas de Sant’ Ana no Brasil tem como filosofia anunciar e testemunhar a Palavra, no carisma de sua fundadora, a beata Madre Rosa Gattorno, inspirada na figura de Sant’ Ana, visando a libertação do homem total, em pobreza de coração e doação materna.
CORRENTES PEDAGÓGICAS
Educação Infantil
Nossa Proposta Pedagógica é pautada no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e parâmetro curricular desde os primeiros passos de nossa criança até a descoberta do universo da leitura e da escrita. A metodologia é dinâmica, criativa e envolvente. Durante todo o processo, avaliamos permanentemente os avanços e as dificuldades de nosso aprendente.
• Fundamental I e II
Atendendo à Proposta Pedagógica desta unidade escolar, assim como à LDB e às Diretrizes Curriculares do ensino fundamental (2º ao 5º ano), o referido nível de ensino tem sua metodologia embasada nas tendências pedagógicas, cuja classificação se enquadra na Pedagogia Liberal Tradicional e Renovada Progressivista, pois o Colégio Sant’ Ana prepara intelectualmente e moralmente seus alunos para assumir uma excelente posição social, como também se preocupa em adequar as necessidades destes educandos ao meio social.
• Ensino Médio
O Colégio Sant’ Ana preocupa-se em despertar em seus alunos senso crítico e espírito questionador, como fundamentos de uma atitude independente e responsável, tanto na vida quanto no trabalho.
Metodologia
A ação pedagógica é marcada pelo processo participativo mantendo uma rede de relações interpessoais o estabelecimento de metas comuns, num movimento de formação continuada, no qual os saberes e conhecimentos se confrontam e interagem unindo fé e educação para melhoria do processo ensino – aprendizagem.
...