A MUSICALIZAÇÃO E SUAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Isabela Abreu • 19/5/2019 • Trabalho acadêmico • 426 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
MUSICALIZAÇÃO E SUAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Carolina Mialski Percegona
Isabela Abre De Oliveira
Natalia Karoline Klenki Wenglarek
Thatyane da Silva Oliveira
Prof.ª Luciene Guiraud
Centro Universitário Leonardo Da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED11/35)- Metodologia do trabalho Acadêmico
06/04/2016
RESUMO
Neste trabalho abordaremos a musicalização e suas variadas práticas na educação infantil, investigando quais são e como são os métodos que um professor utiliza para a aplicação da musicalização na vida educacional de um aluno auxiliando seu desenvolvimento, e podendo averiguar que esta pratica pode ser de maneira condicionada ou não condicionada, já que a musica esta em nossas vidas desde nossas primeiras batidas de coração, assim este trabalho nos levará a uma discussão de como esta musicalização é considerado por tantos um instrumento de aprendizagem, podendo ate destacar como um método interdisciplinar....
Palavras-chave: musicalização, praticas, desenvolvimento, educação infantil
1 INTRODUÇÃO
Musicalização e suas práticas na Educação Infantil.
PROBLEMA
Qual é a importância da musicalização e suas práticas usadas em sala de aula?
OBJETIVOS
GERAL
Identificar a importância da musicalização e suas práticas usadas em sala de aula.
ESPECÍFICOS
Esclarecer oque se entende por musicalização e suas práticas.
Reconhecer os tipos de aula e como se expressar com os alunos usando a musicalização.
Refletir como é hoje a musicalização e suas práticas na educação infantil e como vem sendo utilizada.
JUSTIFICATIVA (pq pesquisar?)
Na escola, usamos muito a forma lúdica de ensinar e a musicalização entra nessa forma de ensino, pois desenvolve o senso musical da criança, sua sensibilidade e expressão, ou seja, insere a criança no mundo da música.
“Ao trabalhar com os sons, a criança aguça sua audição, ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção, ao cantar ou imitar sons ela está estabelecendo relações com o ambiente em que vive. O aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo.” (BRÉSCIA, 2003, p. 81).
O estímulo musical está presente no desenvolvimento da criança desde o ventre materno. Por isso, é importante que a criança seja inserida no mundo da música logo na primeira infância na escola, brincando com os sons e identificando-os. A musicalização permite que a criança conheça melhor a si mesma, favorecendo a comunicação, o desenvolvimento cognitivo-linguístico, psicomotor e socioafetivo da criança.
METODOLOGIA (como pesquisar?)
Buscaremos através de pesquisas bibliográficas no campo lúdico da Musicalização na Educação Infantil, reconhecendo através de várias práticas a utilização em sala de aula. A pesquisa esclarece a importância da musicalização e a praticidade em trabalhar a música para o aprendizado das crianças.
...