A Metodologia da Educação Infantil.
Por: JSNC Neto • 9/12/2018 • Trabalho acadêmico • 357 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
Aluna: Yanca Neto Nascimento Chaves Rigueira
Turma: CND 082
Tarefa 1 – Metodologia da Educação Infantil.
Retome a Leitura do Capítulo 1, especialmente nas páginas 4 e 5.
Por que se afirma "não é possível se falar em uma única concepção de infância"?
Philippe Ariès encontrou o problema e fez uma análise de três períodos distintos: do século XIII ao XVII I e do século XVIII até os dias de hoje. Ele afirma que não havia distinção entre o mundo adulto e o infantil, as crianças viviam em meio ao universo dos adultos. Falavam e se vestiam como eles, jogavam os seus jogos e até participavam de suas festas.
Já no século XVIII, a sociedade passou a separar as crianças dos adultos e então surgem as primeiras instituições escolares. Atualmente, a criança já começa a ocupar o seu verdadeiro espaço e acontece então a consolidação do conceito de infância que conhecemos hoje, embora muitos progressos ainda estivessem por acontecer.
Baseando na idéia dos autores Graciele Glap e Phillipe Ariès, não existe uma universalidade na concepção infantil por inúmeros fatores: O ambiente em que ela mora, a atenção que lhe é dada, o incentivo, enfim, tudo o que cerca a criança.
Quadro de Comparativo
[pic 1]
Através desse simples quadro comparativo e da afirmação de Graziele Glap que “não existe somente uma infância, mas sim várias infâncias, que assumem significados diferenciados se levados em conta os diferentes segmentos sociais e também a realidade de quem as relata” (2013), conclui-se que não há unicidade em tal concepção.
Usei como exemplo a parte social porque explicita a realidade das crianças. Há um muro: Lado A, lado B, mas internamente, os dois lados sofrem, por não ter principalmente, a presença paterna. Talvez seja essa a maior dificuldade dos profissionais da educação e psicologia: fazer com que os pais tratem as crianças como crianças e não como um objeto. A influência paterna contribui diretamente para uma formação de caráter e a construção de um adulto sadio e capaz de formar e conceber idéias e opiniões.
Bibliografia: Apostila Metodologia da Educação Infantil – Instituto de Ensino Colônia do Saber.
...