A OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NA EDI
Por: Katyandrade • 8/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.253 Palavras (6 Páginas) • 162 Visualizações
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
ALUNA: KATY
OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NA EDI
DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
PROFESSORA:
RIO DE JANEIRO
2018
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fortalecer a relação entre teoria e prática através do principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos na vida acadêmica, profissional e pessoal.
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade em suas perspectivas física, afetiva, afetivo, intelectual, lingüístico e social, complementando a ação da família e da comunidade (Lei nº 9.394/96, art. 29).
A criança, no processo de educação, é sujeito histórico e de direitos. Nas instituições de Educação Infantil, ela desenvolve-se pelas relações e práticas educativas e pelas interações estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades.
Essas práticas e interações fundamentam-se na dissociabilidade entre o cuidar e o educar e na valorização do brincar como meio de expressão e de crescimento da criança.
A Educação Infantil é ofertada na:
• Creche para crianças de 0 a 3 anos de idade.
• Pré-escola para crianças de 4 a 5 anos de idade.
O estágio curricular obrigatório em licenciatura em Pedagogia desenvolveu-se no Espaço de Desenvolvimento Infantil....
2- EXPERIÊNCIAS DE RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
Data: 28/03/18
Horário de entrada: 8 horas Horário de saída: 14 horas
Sala: Berçário – 0 a 1 ano
Professora:
Atividades desenvolvidas: Em meio a rotina do berçário, onde do educar e cuidar são indissociáveis, houve a atividade: “Desenho livre”, nessa atividade colocaram um mural de plástico na área de varanda da sala, colaram com fitas adesivas folhas de papel ofício, deram pincel e tinta guache para as crianças pintarem livremente. Alguns pintaram com as mãos, outros ficaram receosos com a tinta de cor vermelha, imaginamos que associou ao sangue, mas em geral, a atividade foi realizada com sucesso.
Data: 18/04/18
Horário de entrada: 8 horas Horário de saída: 14 horas
Sala: Berçário – 0 a1 ano
Professora:
Atividades desenvolvidas: Com as atividades cotidianas foi realizada a atividade: “Garrafas sensoriais”, onde são expostas garrafas PET de 500 ml, algumas com líquidos coloridos, lantejoulas, bolas de gude, bolinhas de gel, sagu. E permitir que as crianças manipulem e explorem as garrafas.
Data: 30/04
Horário de entrada: 8 horas Horário de saída: 14 hrs
Sala: Maternal 1 --- 2 a 3 anos
Professora:
Atividades desenvolvidas: Dentre as atividades de rotina das crianças, foi desenvolvida a atividade “Baú de bolas” : com uma caixa cheia de bolas coloridas, um bambolê e fita adesiva. Feito o pedido para 3 crianças pegas as bolas azuis na caixa, elas tinham que pegar as bolas azuis e colar no bambolê e assim sucessivamente com as outras crianças e outras cores. Essa atividade foi desenvolvida com o objetivo das crianças reconhecerem as cores, interagindo e aprender desenvolver o trabalho em equipe.
Data: 09/05/18
Horário de entrada: 8 horas Horário de saída: 14 horas
Sala: Maternal 1- 2 a 3 anos
Professora:
Atividades desenvolvidas: Com a proposta pedagógica sugerida : “ Eu, o outro e meu entorno”, foi realizada a seguinte atividade: fizemos um boneco grande em uma folha de ofício, colocamos nome nele e recortamos várias fotos de revistas e jornais com imagens de olhos, boca, nariz e outras partes do corpo humano. Passamos cola e pedimos para colarem cada parte do corpo certa no boneco. Assim, pudemos avaliar as percepções das crianças sobre o corpo humano.
Data: 04/05/18
Horário de entrada:8 horas Horário de saída:14 horas
Sala: Maternal 1 –2 a 3 anos
Professora:
Atividades desenvolvidas: Essa atividade é realizada todos os dias com as crianças, é chamada de “Reconhecimento dos nomes”, há uma chamada, onde tem uma foto de cada criança, junto com a foto, na parte de trás da folha o nome. Ex: Alice – a primeira letra do nome, nesse caso a letra A, é bem grande e vermelha e o restante do nome no tamanho normal e preta.Com as crianças sentadas no chão e cantam a música: “ Que nome é esse nesse cartão?”, então vira a letra, e eles costumam associar a imagem da foto. Essa atividade será exercitada durante o decorrer do ano com a intenção de tirar as imagens da foto deixando só as letras
...