A Organização e Metodologia da Educação Infantil
Por: Juliana Oliveira • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.893 Palavras (8 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1] FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
Organização e Metodologia da Educação Infantil
Professor: Célia
5° sem. Pedagogia
Turma (a)
Noturno.
Taboão da serra
Março 2015
[pic 2] FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho apresentado como exigência parcial de avaliação na disciplina de Organização e Metodologia da Educação Fundamental 5°semestre do curso de pedagogia, com orientação da Professora Célia, tem como finalidade Desenvolver competências e habilidades como, trabalhar em equipe, realizar pesquisas, respeitar e reconhecer as manifestações e necessidades físicas cognitivas e emocionais, utilizar instrumentos de conhecimentos pedagógicos e científicos.
Taboão da serra
Março 2015
[pic 3] FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
Nome:
Fabiana Santiago Arco
RA: 6816448513
Juliana de Oliveira
RA. 2400001868
Maria de Lourdes Dantas Oliveira
RA: 6658394494
Patrícia da Silva Soares
RA: 6504285204
Taboão da Serra
Março 2015
A Concepção da Criança
Para falarmos sobre a concepção da criança não podemos deixar de citar alguns autores e suas teorias sobre essa etapa da vida do desenvolvimento humano. A concepção de Vygotsky sobre esse desenvolvimento consiste em um processo que envolve a teoria sócia histórica- cultural. Para Wallon assim como Vygotsky, o processo de aprendizagem da criança é a interação, que é fonte rica de desenvolvimento, pois ela é capaz de construir e reconstruir tudo que está ao seu alcance como forma de aprendizado, suas experiências com os pais, familiares, escola e outros..., é capaz de estimular seus pensamentos, memória, linguagem, inteligência, escrita e emoções.
Nietzsche por sua vez, faz um elo entre a criança e o adulto. Segundo ele, o adulto constrói sua vida nos muros da mentira criando complexos e valores morais, iludindo- se e culpando a vida por suas frustrações, tornando sua vida sem gosto e tão pouca produtiva. Por outro lado, a criança ao brincar cria e recria, constrói e destrói pinta e apaga tal como o artista. Ela é livre para criar nova realidade, criando um elo entre ela e o adulto. É que tanto a criança como o adulto, são eternos criadores de valores, mas a criança com sua inocência estão acima do bem e do mal.
Educação Infantil e Ensino Fundamental
A educação infantil não é só de crianças com deficiência. É uma situação educativa que exige uma análise lúcida e crítica do contexto escolar.
Um projeto educativo e inclusão na Educação Infantil vão além das atitudes e práticas sociais.
Entende a participação da família e dos profissionais das diferentes áreas do conhecimento para as adaptações necessárias, principalmente para que os governantes tornem à consciência de que a educação é fundamental para todos.
Pautado no artigo 23 da Lei de Diretrizes e bases (LDB) da Educação, o Ensino Fundamental tem como objetivo a flexibilização do ensino a fim de atender a maior demanda possível, dentro do que lhe couber, vejamos:
Art. 23 “A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.” (LDB).
E a segunda etapa da educação básica, etapas essas das quais também fazem parte a educação infantil e o ensino médio. O ensino fundamental atualmente tem a duração de nove anos letivos, sendo que é facultado aos sistemas de ensino organizá-lo em forma de ciclos.
Os objetivos dessa etapa de ensino encontram- se também amparados na LDB, em seu art. 32: ”
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
...