A PRÁTICA DE ENSINO E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Por: Katia Merino • 16/11/2018 • Trabalho acadêmico • 513 Palavras (3 Páginas) • 2.206 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE I - A PRÁTICA DE ENSINO E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
KATIA MERINO DO NASCIMENTO - RGM 18665128
Santos
2018
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
Unidade I - A prática de ensino e o estágio curricular supervisionado
O papel do educador é indispensável na Educação Infantil. O professor deve ser capaz de sempre transmitir motivação e segurança aos alunos, desenvolvendo atividades que indicam a direção em que devem seguir, em vista aos padrões da escola, mas seguindo um diferencial, e estando sempre preocupado com o bem estar do aluno, buscando por aprender ainda mais sobre o desenvolvimento das crianças e a forma como elas veem e sentem o mundo, oferecendo oportunidades para que elas demonstrem seus pensamentos, trabalhem sua imaginação, criem e interagem, constrói vínculos sociais, reações e ideias. Isso faz com que o professor tenha uma práxis profissional, com a ação sempre voltada para a reflexão, visando atingir os objetivos proposto as crianças e se renovando de acordo com as necessidades, tendo consigo a sala de aula ótimo ambiente de ensino, mas não ficando preso somente ali na instituição, atribuindo as atividades dos alunos passeios, troca de salas, experiências que estimulando os alunos em como competições educativas, obtendo junto as eles experiências que irão levar pra vida toda.
“Os primeiros passos da criança na escola a colocam diante de novos desafios e experiências que terão reflexos no seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. ”
Durante a realização do meu estágio observei o carinho e a dedicação da educadora com as crianças, e percebi o quanto é importante para o desenvolvimento cognitivo de cada uma delas. Observei também, o jeito que ela vinha a interagir com as crianças que demonstram mais dificuldades de aprendizagem, trabalhando as suas necessidades.
Observações e ações foram realizadas na sala de aula, sempre auxiliado a professora. Essas ações eram realizadas no momento de intervir no cotidiano do aluno, na hora da fila, escovar os dentes, ao dar água, na alimentação, nas idas ao banheiro, nas trocas de fraldas, nas brincadeiras, entre outros.
Fui percebendo durante esse período, que as crianças gostam muito de brincar, correr, cantar, dançar, sempre interagindo uma com as outros, criando do seu jeito um meio de se comunicar.
Como educadores, devemos, cada vez mais, olhar a criança como um ser curioso e ativo, uma parceira que aprende continuamente, e não apenas nas atividades entendidas como pedagógicas.
A prática do estágio foi muito construtiva para o meu saber, foi uma experiência única, um amadurecimento tanto pessoal, quanto profissional, conheci novas pessoas e aprendi como me relacionar com elas no ambiente de trabalho, foi preciso colocar em prática a ética, o respeito e a interação com os demais profissionais para o bom desenvolvimento no ambiente de trabalho.
...