A PROPOSTA DE PRÁTICA CURRICULAR FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Por: João Vitor • 24/1/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 475 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
João Victor de Azevedo Mesquita
202103848711
PROPOSTA DE PRÁTICA CURRICULAR
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Rio De Janeiro, São Gonçalo
2021
Docência: Formação e Profissionalização
INTRODUÇÃO
Neste trabalho mostrarei a experiencia do professor
Dialogando, refletindo, e produzindo conhecimento reflexivo, conversar com um professor de modo a entender sobre as praticas de ensino e o papel da educação na formação do sujeito.
DESENVOLVIMENTO
1- Qual o papel do docente na formação do sujeito?
O professor é um agente de transformação individual e coletivo, e quando é um bom profissional, a sociedade o admira e apoia. Estar presente na vida do aluno e pertencer as suas atividades escolares. O educador deve compreender que seu papel deve ser além de, além de mediá-lo durante o processo de aprendizagem, deve compreender a realidade do aluno. De forma que todo conteúdo que passamos ele possa levar para vida toda, que possa levar na sua formação, aquisição como pessoa e tornando um ser humano ético.
2- Quais são as principais reflexões acerca do aluno que um professor não pode nunca esquecer?
Alunos são sujeitos integrais, por isso devem ser vistos em suas particularidades e complexibilidades, considerando os seus históricos de vida, as condições emocionais individuais, bem como suas formas de pensar e agir socialmente. O professor não pode achar que o aluno não tem conhecimento, engana-se quem pensa assim.
3- Quais os pensadores lhe ajudam a compreender a condição dos sujeitos da Educação?
Piaget, Vygotsky e Paulo Freire.
O professor deve provocar o desequilíbrio na mente do aluno para que ele, buscando então o reequilíbrio, tenha a oportunidade de agir e interagir.
A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
O professor não pode ser o detentor do conhecimento. Ele deve permitir o aluno partilhar junto com ele.
4- Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula?
Gosto muito de ouvir o aluno. Gosto de trocar ideias, assim eles aprendem e eu também. Em muitos casos, os alunos acabam vendo o professor como uma figura paterna, com olhos afetuosos. Sempre busco ser esse professor, dou a liberdade para que eles conversem comigo sobre qualquer coisa, porque muitas vezes os alunos não conseguem conversar sobre determinados assuntos com os pais, sinto que com isso eu quebro essa relação, professor e aluno. Com isso a aula se torna leve, torna prazeroso para o aluno e o interesse pela disciplina é despertado.
...