A PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Por: Paulo Peniche • 3/12/2017 • Seminário • 339 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
Página 1 de 2
PSICOGENESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Profº Dr. Lucelia Cardoso Calvacante Rabelo
Discente : Paulo Vitor Peniche PED2015
MEMÓRIAS DE MINHA ALFABETIZAÇÃO
- No primeiro contato com o letramento durante o período da primeira serie foi um grande estranhamento, tanto com os colegas e principalmente a professora, pois sempre me vinha mente a professora da pré-escola, já em um ensino mais aprofundado onde o proposito era o letramento, lembro que o perfil da professora era de uma professora extremamente irritada e que vivia gritando em sala de aula.
- Recordo-me que o este processo de alfabetização era desenvolvido principalmente por atividades, o famoso B+A = BA! , onde encontrei muita dificuldade em um primeiro momento, pois tinha um lado muito criativo e ser adestrado pra aprender um método era muito difícil, tanto que no fundamental I inteiro fiz aulas de reforço.
- Quando quesito é matérias didáticos tínhamos na sala inteira o alfabeto em cima dos quadros, desenho de animais com a letra iniciais de seus nomes...
- A escola era má estruturada, tínhamos dois ventiladores de teto em uma turma de em torno de 30-40 alunos, o terreno inteiro da escola era íngreme, lembro que só tinha a sala da diretora, secretaria e sala dos professores, não tínhamos quadra de esporte, era do um campo com areia no centro e uma trave em cada lado.
- Minha concepção sobre minha alfabetização é de um garoto com deficiência de compreensão sobre aquilo que era ensinado.
- O impacto deste letramento onde fui ao segundo ciclo do ensino fundamental, não foi eficaz pois somente uma professora de 5, contanto com a de reforço, percebeu minha dificuldade como por exemplo em matemática pois no 4º ano eu não sabia multiplicar e muito menos dividir, lá na frente enfrentei bastante dificuldade por essas debilidades essas lacunas não preenchidas no primeiro letramento vim a ser outro tipo de aluno já no ensino médio, tive ótimo professor que acredite se quiser me ensinou o básico sobre dividir, e ainda hoje tenho esta dificuldade.
Abaixo segue exemplo das atividades realizadas que me recordo.
[pic 1][pic 2][pic 3]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com