TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - CICLO 2

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FRANCISCO JUSCINEUDO ALVES DE OLIVEIRA

R.A:  8066448

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PORTFÓLIO (CICLO 2)

[pic 2]

[pic 3]

João Pessoa

2019

Questão:
     
     Com base nos estudos da Unidade 2, ou seja, nas abordagens teóricas do
Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo, faça um quadro ou tabela contendo uma descrição das possibilidades e limitações de cada abordagem no contexto escolar, de forma resumida e com suas palavras. Para tanto, pense no foco principal de cada abordagem, e nos conceitos formulados por elas que tem relação com a aprendizagem/educação, ou seja, quais conceitos podem ser aplicados à educação. Nas limitações, descreva o que a abordagem deixa de explicar no âmbito educacional, quanto ao aluno ou à aprendizagem.

BEHAVIORISMO/NEOBEHAVIORISMO

Possibilidades

Limitações

    Possibilita que o professor compreenda por meio da observação, o comportamento dos discentes, para assim por meio de estímulos adaptá-los à novos hábitos que estarão relacionados ao seu desenvolvimento comportamental e educacional. O aluno também poderá mudar seu comportamento por meio da socialização em sala de aula, respeitando o professor e os colegas, disciplinado e atencioso, e o professor por meio da autoeficácia, poderá mostrar aos alunos como superar suas limitações e fraquezas.

    As limitações do Behaviriosmo, está relacionada ao fato de que se atentam apenas aos aspectos comportamentais perceptíveis, o que se torna meio que um desleixo em não considerar aquilo que está ligado à subjetividade, a parte sentimental do discente e sua capacidade cognitiva.

PSICANÁLISE

Possibilidades

Limitações

    Aqui quando o professor compreende e é capaz de transmitir os processos de transferência e contratransferência, proporciona a criação de um ambiente produtivo, pois considera os aspectos psíquicos (consciente e subconsciente) dos discentes, possibilitando laços afetivos de maneira direta ou indiretamente entre o educador e o discente. Isso faz com que o discente se interesse pela disciplina e consiga desenvolver melhor, educacionalmente.

    Caso o aluno veja a escola como um lugar que impõe regras, e se afasta da sua realidade e zona de conforto, terá dificuldades de aprendizagem por não se sentir acolhido e inserido no ambiente, isso vale também para o professor, caso o aluno não goste deste, ou da maneira como leciona, poderá ter uma recusa na aprendizagem dos conteúdos ministrados por este professor, e isso ocasionará uma desmotivação e declínio em sua aprendizagem.

HUMANISMO

Possibilidades

Limitações

    O professor humanista viabilizará um ambiente escolar no qual o discente sinta-se acolhido, podendo se expressar de forma clara e criativa, sem discriminações e críticas, pois neste caso o tratamento é de que todos são iguais, independentemente de qualquer coisa. Vale ressaltar que o discente ainda será estimulado a desenvolver habilidades de maneira criativa, para assim poder resolver seus problemas e questões, por meio do próprio ambiente escolar. O professor é como se fosse uma ponte que liga o discente ao conhecimento, fazendo esse intermédio para que tudo funcione como planejado e o discente possa se desenvolver adequadamente.

    O humanismo é limitado pelo fato de que não há métodos específicos que o educador possa utilizar para desenvolver em sala de aula. Neste caso fica a cargo do educador fazer uso de suas habilidades e conhecimentos para criar uma metodologia de ensino que favoreça o desenvolvimento educacional dos discentes em sala de aula.

GESTALT

Possibilidades

Limitações

    Na abordagem de Gestalt o que é levado em consideração é a percepção. Deste modo, torna possível que os discentes possam fazer uma observação dos conteúdos e interpretá-los por meio da acuidade, elevando sua aprendizagem.

    Neste caso o aluno se limita a sua própria percepção, e deixa de interagir interpretando amplamente o que lhe foi passado e o que está no meio, tornando limitada a sua aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com