Psicologia do ciclo vital
Por: ELICA2 • 18/4/2015 • Artigo • 6.128 Palavras (25 Páginas) • 579 Visualizações
PSICOLOGOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO CICLO VITAL : A disciplina tem o objetivo de estudar o ciclo da vida e as características de cada um do ser humano passa ao longo da vida fenômenos de desenvolvimento humano o período pré natal ate a morte em diferentes contexto .
O Conteúdo programático esta dividido como é o ciclo da vida : PRIMEIRA ETAPA DA VIDA= (Concepção e gestação do parto) ,( período de 0 a 2 anos - 1 ° infância), ( Período de 2 a 6 anos - 2° infância) , (período de 7 a 11 anos- 3° infância ) E ai termina o 1° ciclo da vida com a puberdade e adolescência entre 12 a 18 anos SEGUNDA ETAPA DA VIDA : Adulto Jovem de 18/20 anos a 40 anos, adulto médio de 40 a 65 anos , envelhecimento e morte , a morte pode acontecer a cada momento da vida , mais nessa matéria vamos entender como o termino do ciclo da vida . INICIO DO CICLO VITAL: Concepção ou fecundação; 14 ° dia do ciclo menstrual . O espermatozóide no ovulo forma o zigoto; Zigoto: Ovulo fecundado pelo espermatozóide que vai para o útero célula a partir do qual se desenvolve o ser humano , o zigoto ira descer e alegar na parede do útero .Sintomas de gravidez, cansaço , falta de menstruação , náuseas e vômitos .
GEMEOS FRATERNOS: = DIZIGOTICOS , mais de um ovulo é produzido e cada um deles é fecundado por um espermatozóides = 2 ovulo e com cada um sendo fecundado com um espermatozóide com bebes com características genéticas totalmente diferente porque a base é diferente . É um ovulo e um espermatozóide formado formando um zigoto , ao mesmo tempo outro ovulo e outro espermatozóide formando outro zigoto , neste caso pode ser um menino loiro e uma menina morena , são irmãos gêmeos fraternos mais são diferentes porque a base é diferente mais pode acontecer os GEMEOS IDENTICOS= MONOZIGOTIOCOS : É um único ovulo fertilizado divide-se sendo que cada metade desenvolve um individuo separado , é um único ovulo fecundado por um único espermatozóide , e desse único zigoto ou célula à a separação em outros dos zigotos que vão permitir o desenvolvimento de 2 crianças e ai a base genética é a mesma sendo assim idênticos , pode ser 2 meninos ou 2 meninas iguais .
GESTAÇÃO: PERÍODO GESTACIONAL É DIVIDIDO EM 3 SUBPERÍODOS : 1º PERÍODO GERMINAL OU FASE ZIGOTICA- Implantação do Zigoto nas paredes do útero 12/13 dias após a fecundação. 2° PERÍODO EMBRIONARIO : Formação da placenta do cordão umbilical e dos principais órgãos , período critico onde as vezes a mulher não sabe que esta grávida e não tem alguns cuidados e os principais órgãos estão sendo formado.3° PERÍODO FETAL : 8 semanas ate 38 a 40 ° semana ate o nascimento . PROBLEMAS NA GESTAÇÃO : (FATORES TERATOGENICOS EXTERNOS ) que podem afetar o desenvolvimento do bebe .Doenças da mãe , rubéola, sífilis, sarampo, hepatite, catapora , tifo, herpes genital ,AIDS , /Ingestão de drogas , álcool cigarro , drogas pesadas / outros fatores dieta pobre idade da mãe mais avançada , radiações, fator Rh tipo de sangue , estado emocional. (FATORES OU ERROS GENETICOS INTERNOS) Anomalia genética fenicetonúria, / doenças metabólicas. O leite possui um aminoácidos fenilalanina, prejudicial aos portadores deficiência mental.Muitas crianças não tem o mecanismo interno para quebrar esse aminoácido e isso pode levar a uma anomalia neurológica uma doença mental , ai se faz o teste do pezinho para saber esse a criança apresenta essa anomalia , e se apresentar ela não pode ingerir o alimento materno / outro fator interno é o fator genético, anomalias cromossmo 21 (síndrome De Daw ) no momento do da concepção o bebe pode haver uma anomalia genética levando numa síndrome de dow..PARTO OU NASCIMENTO: Momento em que o feto é retirado ou sai do útero materno . Tipos de partos = Normal ou na verdade natural todos não normais o parto mais saudável mais aconselhado para a saúde da mãe e do bebe , Cocoras , a mulher esta agaixada de cócoras ao inves de estar deitada , fórceps o médico coloca 2 pas para ajudar o parto um parto com muitas dificuldades , induzido , o parto cezaria É uma cirtugia corta o abdomém tira o bebe depois a placenta e faz uma sultura . PROBLEMAS NO PARTO: ANOXIA é a falta de respiração do bebe até no momento do parto a respiração do bebe é umbilical e a partir que corta a respiração é pulmonar , o bebe pode ficar arroxiado e causando um dano cerebral ,e trazer seqüelas depois ./PARTO PREMATURO: o bebe nasce antes das 36 ,38 semanas / BAIXO PESO a criança nasce abaixo do esperado abaixo da tabela . FATOR RH , DEPRESSÃO POS PARTO , ECLAMPSE pressão alta na mulher Todas as crianças ao nascer tem um apgar = São cinco critério ritmo cardíaco , ritmo respiratório , tônus muscular, reação a estimulação dos pes , cor , no 1 minuto cada um desses recebe uma nota de 0 a 2 e nos últimos 5 minutos para chegar a uma nota o apgar do bebe criado por Virginia Apgar .
AGORA VAMOS ESTUDAR A 1° INFANCIA 0 A 2 ANOS : DESENVOLVIMENTO FISICO MOTOR, COGNITVO, AFETIVO,LINGUAGEM,SOCIAL : A 1º infância são os primeiros 24 meses da criança , para quem trabalha com criança pequenas de 0 a 2 anos e meio é importante, compreender o funcionamento geral da criança para poder alem de estimular este desenvolvimento , diagnosticar compreender caso haja algum problema.DESENVOLVIMENTO FISICO E MOTOR 0 A 2 ANOS: Habilidades locomotivas = andar, correr, saltar, pular . Habilidades não locomotivas = Empurrar, puxar, inclinar / Habilidades manipulativas =agarrar,arremessar, pegar,chutar os autores dizem que nenhum outro momento acontece um desenvolvimento tão rápido , depois só de 2 anos ou 24 meses , é um período muito curto para suas habilidades física e motora / 1°mês segura um objeto se colocado na sua mão /2° e 3° mês começa a bater em objetos ao seu alcance /4°e 6° mês rola em superfície ,alcança e segura objetos / 7° e 9° mês senta sem ajuda , engatinha, transfere objetos de uma mão para outra/ 10° a 12° mês fica em pé segurando sem apoio sem ajuda , agacha e inclina-se segura colher/copo/ 13° a 18° mês caminha pra traz e lado, corre, rola uma bola, empilha blocos, coloca objetos em recipientes. Um avanço muito grande , quando trabalhamos com crianças temos que fazer planejamento para estimular esses desenvolvimento. Alguns fatores podem interferir no desenvolvimento físico e motor sim , hereditariedade os pais altos a criança também será ,existe a herança genética, as características físicas e motoras dos pais as crianças vai estar recebendo e também vai manifestar , nutrição e saúde A criança que não recebe uma alimentação saudável, ela pode ter uma perda física e motora em função dessa saúde, a criança que passa por vários internamentos isso também vai afetar o seu desenvolvimento.Equilíbrio hormonais Muitas vezes não existe essa preocupação mais é importante um acompanhamento no desenvolvimento dos níveis taxas hormonais nesse período. Estado Emocionais As crianças que não são cuidadas pelos pais , elas podem ter um baixo peso, estrutura menor, porque fatores emocionais interferem no desenvolvimento da criança.
...