A Pluralidade Cultural
Por: Martiza • 27/5/2020 • Trabalho acadêmico • 504 Palavras (3 Páginas) • 112 Visualizações
Marta Moreira de Souza Alves RGM: 20591926
Atividade Reflexiva – Unidade I
PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Pluralidade Cultural
É papel da escola colaborar para que questões relacionadas a pluralidade cultural não passem despercebidas, mas que sejam reconhecidas como parte inseparável, pois é de extrema importância que a mesma perceba que existe a diversidade no âmbito escolar. Sendo, uma das grandes responsáveis pela formação dos alunos, preparando os para interagir na sociedade de maneira ética e responsável.
Neste ambiente multicultural, envolve um posicionamento a favor da luta contra o preconceito e a discriminação, que levam à exclusão. Para compreender seu desenvolvimento, é fundamental considerar o espaço em que os alunos vivem, uma vez que trabalhar com costumes, etnias, regiões, cada um com seu diferencial, provendo de lugares, culturas e famílias distintas, apresentando ritmos diferentes para aprender. Com certeza, percebidas com mais clareza quando colocadas junto a outros, o que define a pluralidade no ambiente escolar.
Cabe ao professor além de ensinar conteúdos, desenvolver nos alunos valores morais, auxiliando para a construção de indivíduos críticos, produtos de uma educação inclusiva. Tornando possível a readequação das suas atitudes sociais; unir diferentes pensamentos, ideias e demonstrações que sejam capazes de fortalecer e enriquecer sua convivência em sociedade. Ter claro os objetivos e resultados que visam alcançar com atividades para que os educandos tenham as mesmas oportunidades.
Portanto, faz-se necessário ter conhecimentos sólidos sobre essas questões para sua própria formação e de seus alunos, trazendo sempre consigo reflexões de suas práxis pedagógicas. Buscando estratégias que levem os educandos não apenas a aceitar as diferenças, mas também a respeitar e valorizar a pluralidade cultural, assim a escola forma discentes juntos e solidários.
Diante disso, essa consciência é um desafio inerente ao cotidiano não somente do professor, mas também dos demais profissionais que desempenham e percorrem no ambiente escolar. Assim, todos precisam se dispor a rever seus conceitos e suas atitudes em relação à realidade sociocultural. Lembrando que a responsabilidade maior é da família, uma vez que a escola precisa considerar a bagagem que o aluno traz de casa.
Durante o meu estágio, observei que o preconceito surge pela falta de conhecimento, e por essa razão manifesta-se o julgamento. Dessa forma, é essencial um olhar mais amplo onde possa criar várias ramificações sobre a diversidade, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
Alguns dos professores com os quais estagiei, disseram ter participado de capacitações com cursos e programas referentes ao tema. Entretanto no decorrer das aulas, percebi que tiveram dificuldades em lida com algumas situações que apareceram.
No entanto, em datas comemorativas que estão relacionadas a diversidade cultural, todos os profissionais se mostraram empenhados em trabalhar. Por fim, a escola é um espaço de transformação, construindo uma sociedade mais justa, que convivem, aprendem a ser, e a viver juntos, formando cidadãos capazes de tornar um mundo melhor.
...